Luiz Calcagno
postado em 11/09/2015 14:59
Cerca de 80 detentos do regime semiaberto da Papuda limparão as margens do Lago Paranoá na próxima segunda. A atividade faz parte da programação elaborada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), batizada de Semana do Lago Limpo.A data para os mutirões é escolhida anualmente em setembro, quando o nível da água do lago está no ponto mais baixo. As ações preventivas evitam o assoreamento do espelho d;água. A expectativa da Adasa é que, na próxima quarta-feira, o Paranoá esteja no ponto mais biaxo,
Leia mais notícias em Cidades.
O evento, que começa na próxima segunda (14/9) e vai até sábado (19/9), também incluirá aulas de meio ambiente para professores da rede pública de ensino e, no período, técnicos da Adasa fiscalizarão e patrulharão as margens do espelho d;água em busca de captações irregulares.
Equipes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Polícia Militar Ambiental também patrulharão as margens em busca de indícios de furto de água. Os responsáveis serão obrigados a retirar os equipamentos e serão multados.
Os detentos, sob a tutela da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), trabalharão de 15 a 18 de setembro. O balanço da limpeza de 2014 é de 6,4 toneladas de lixo recolhidos. O GDF também destacará mergulhadores para limpar o fundo do lago.
Com informações da Agência Brasília