Cidades

DF vive um efeito em cadeia com a crise financeira da administração pública

O primeiro segmento a sentir a ruptura é o comércio local, que retrocedeu nos primeiros nove meses do ano

Flávia Maia
postado em 12/09/2015 09:10
Empresários e empreendedores pisam no freio na hora de investir
A crise financeira vivida pelo país e pelo Executivo local impactou na economia do Distrito Federal no primeiro semestre. Pela primeira vez desde o início da série histórica, o desempenho econômico fechou no vermelho (-1,1%). Embora o resultado seja melhor que o nacional ; com queda de 2,1% ;, a retração preocupa o governo e o setor produtivo. Com a administração pública estacionada, comércio, serviços e indústria também são afetados. Os dados que mostram essa realidade são relativos ao Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon), divulgado ontem pela Companhia de Planejamento (Codeplan).

[SAIBAMAIS]Responsável por 55,2% da estrutura produtiva do Distrito Federal, a administração pública teve queda de 0,5%, o que gerou um efeito em cadeia. O baixo ritmo da atividade pública explicado pela crise financeira do GDF e do governo federal deixou pouca margem para novos gastos e investimentos, contratação de pessoal e possíveis reajustes salariais. Assim, o dinheiro desapareceu no mercado e travou a economia. ;Esse índice mostra que a economia do DF ainda está muito atrelada ao setor público e, por isso, é preciso diversificar a matriz;, defende Sandra Regina Andrade Silva, uma das responsáveis pela pesquisa do Idecon.

Além disso, o próprio Estado é um importante comprador local: se ele diminui investimentos e contratações, a economia também sente. ;Já temos números indicando queda da atividade industrial desde o fim do ano passado e movimentos como diminuição da demanda interna, desemprego e aumento de tributos. Isso é ruim porque aumenta o ônus do empresário e inibe o consumo;, explica Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

O primeiro segmento a ser atingido pelo efeito dominó é o comércio. O setor corresponde a 19% da economia local e retrocedeu 5,4% no primeiro semestre de 2015. Somente nos últimos três meses, o índice foi de 4,9%. ;Com a disparada dos juros, as incertezas econômicas e os cortes no governo, muitos empresários vão tirar o pé do acelerador nos investimentos este ano. Quem buscava empreender vai deixar para o ano que vem, e depois do carnaval;, acredita Álvaro Silveira Júnior, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação