Cidades

Cerca de 40 mil pessoas participam de evento na Base Aérea de Brasília

O evento acontece até as 17h30, no Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek

Otávio Augusto
postado em 12/09/2015 15:51
Exposição de aviões na Base Aérea. Maquete do novo avião da Aeronáutica
O fascínio pela aviação começa ainda na infância e muitas vezes o encanto se estende até a idade adulta. Neste sábado (12/9), a Força Aérea Brasileira fez o coração de muita gente bater mais forte com a exposição de 25 aviões entre caças de combate e aeronaves de transporte. No pátio da Base Área de Brasília, no Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, cerca de 40 mil pessoas observaram de perto os detalhes dos modelos que durante décadas formaram a malha aeroviária ; o mais antigo da mostra tem 82 anos. Uma réplica da mais recente aquisição brasileira foi exposta pela segunda vez em Brasília.
Avião presidencial exposto na Base Aérea de Brasília
A curiosidade fez os admiradores formarem filas para conhecer os aviões por dentro. A pequena Valentina, 2 anos, não desgrudou os olhos. ;Ela gosta muito. A paixão começou com o tio que é piloto;, contou a administradora Daniele Lopes, 38 anos. A família saiu cedo de Águas Claras ; a 20km da Base Aérea ; para conferir a exposição ainda nas primeiras horas do dia. ;Está quente e para o passeio ser mais agradável optamos chegar mais cedo;, afirma. No início da tarde, os termômetros chegavam próximos à casa dos 30;C.

Para despertar o desejo pela aviação, foi montado um aeroporto em miniatura onde as crianças puderam brincar de serem pilotos. Kaio, de 3 anos, passou por lá antes de ir conhecer os aviões em tamanho real. ;Em casa ele fica brincando com os (aviões) de brinquedo. Sempre que passa algo de avião na TV, ele para e presta a atenção;, detalhou a servidora pública Poliana Alves, 29 anos, mãe do pequeno.


Táxis aéreos, helicópteros de transporte, aviões presidenciais e até modelos de guerra foram observados sob o som de clássicos da banda Clave da FAB. O lendário F-103E Mirage 3, modelo francês, que durante 33 anos equipou o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1;GDA) reuniu centenas de espectadores a sua volta. Ele foi o primeiro caça supersônico da Força Aérea Brasileira (FAB) e teve como missão interceptar outros aviões e proteger a capital Federal.

Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) pôde ser visto de perto pelo público
A empresária Marlene Alencar Vieira, 59 anos, passou pela mostra antes de almoçar. ;É uma ótima opção para o fim de semana. Além de educativa, traz um lado da aviação que a gente não conhece;, avaliou a moradora da Asa Sul.

O passeio não poderia terminar sem uma lembrança. Kalleo, 3 anos, levou para casa, em Ceilândia, a 31 km do centro de Brasília, um avião artesanal de isopor. ;Ele não parou de perguntar se eles não iriam voar. Tivemos que comprar um para ele se distrair;, conta o servidor público Thiago Araújo, 28.

Aeroporto em miniatura montado para as crianças
Investimento

O destaque deste ano foi a apresentação da maquete em tamanho real ; 4,5 metros de altura e 15,2 metros de comprimento ; do caça sueco Gripen NG. A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou, em outubro do ano passado, 36 unidades ao custo de R$ 13,9 bilhões. As aeronaves começarão a entrar em combate entre 2019 e 2024. O modelo de combate multimissão, capaz de realizar todas as missões no ar e no solo, incluindo tarefas especializadas de inteligência, vigilância, interceptação e reconhecimento de alvos, e ações de guerra eletrônica.

;Durante boa parte do ano os quartéis são fechados a visitação por segurança, mas é importante que a comunidade conheça nosso trabalho. Essa é uma oportunidade para prestarmos esclarecimentos e mostrarmos as inovações que estão sendo realizadas;, ressalta Antônio Palmela, tenente coronel da Aeronáutica Brasileira.
O ;Sábado Aéreo; é realizado um vez por ano a fim de comemorar o dia do aviador, festejado em 23 de outubro. Como a data coincide como período chuvoso, a FAB prefere adiantar o evento para evitar transtornos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação