Cidades

Pesquisadores discutem criação de Museu de História Natural para Brasília

A ideia é agregar referências de modelos de museus de história natural que deram certo

postado em 15/09/2015 06:31
Os responsáveis pela iniciativa defendem a construção do museu no Eixo Monumental

A criação do Museu de História Natural de Brasília pode estar mais próxima de se tornar realidade. A partir de hoje, pesquisadores de todo o mundo se reunirão em Brasília, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, para discutir a gestão de acervos biológicos, paleontológicos e de recursos genéticos presentes em diversos institutos de pesquisa e universidades brasileiras. A ideia do 1; Seminário Internacional de Gestão de Acervos Científicos (Sigac) é promover o compartilhamento de conhecimentos relacionados à biodiversidade, com o objetivo de pensar em problemas e soluções para viabilizar o desenvolvimento do museu. A realização é da Universidade de Brasília (UnB), da Embrapa e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para iniciar as discussões acerca dos desafios que envolvem a inciativa, o 1; Sigac ocorre entre hoje e 18 de setembro e visa tratar da gestão de acervos, inclusive sob a perspectiva dos avanços tecnológicos. Nesse contexto, a ideia é agregar referências de modelos de museus de história natural que deram certo. O evento reunirá as experiências de palestrantes internacionais na gestão dessas instituições, ligadas ou não ao governo. Por meio da troca de conhecimentos científicos e tecnológicos, o foco é identificar possibilidades que envolvam temas como conservação, gestão eficiente e exibição de acervos científicos.



Ainda no papel, a proposta de criação do Museu de História Natural de Brasília é antiga, mas caiu no esquecimento. Para o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e presidente do Comitê Técnico-Científico do 1; SIGAC, Marcelo Brilhante de Medeiros, a ideia é reavivar o projeto de criação, tendo em vista os benefícios que podem ser gerados para a população brasiliense. ;A ideia ainda não se concretizou por dois fatores: falta de mobilização da sociedade e interesses políticos. O nosso objetivo, agora, é mobilizar pesquisadores e, partindo disso, pensar na concretização da ideia do museu;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação