Jornal Correio Braziliense

Cidades

Justiça autoriza reintegração de posse, mas manifestantes prometem resistir

Cerca de 450 famílias do Movimento Resistência Popular e expulsas de estacionamento invadem o St Peter Hotel, famoso por falsa ameaça terrorista e pela oferta de emprego a José Dirceu



Direitos
A saga das 450 famílias, segundo os coordenadores do movimento, começou em 1; de junho, quando o grupo armou acampamento na porta da Secretaria de Fazenda do DF. Eles cobravam a prorrogação do auxílio aluguel de R$ 600, até que cada integrante recebesse uma moradia pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) ou participasse de um programa de habitação para cidadãos de baixa renda. Após uma reintegração de posse, eles migraram as barracas para o SBN. Lá, permaneceram 78 dias, até que outra ação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e de profissionais da Novacap e da Terracap obrigou o grupo a sair do local, no último sábado.

Depois de permanecerem no Conic por um dia, o grupo decidiu seguir até sede da Codhab, no Setor Comercial Sul. ;Mas, no meio do caminho, vimos o prédio abandonado e ocupamos;, explicou o coordenador Francinaldo Silva. Durante a madrugada, alguns policiais militares tentaram impedir a invasão. Na confusão, um dos PMs quebrou o vidro de uma das portas do hotel com um chute. Há uma gravação do vandalismo. ;A polícia foi agressiva. Chutaram e jogaram spray de pimenta. Uma criança de cinco meses passou mal;, conta Maria Auxiliadora. Apesar disso, não foi possível impedir a tomada do lugar.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .