Jornal Correio Braziliense

Cidades

Encontrada mãe que jogou recém-nascida em quintal; ela escondeu gravidez

Em depoimento, jovem de 18 anos alegou ter deixado a criança no local por medo da reação da família. Ela contou que deu à luz em um terreno e depois deixou a menina na porta da casa. Além disso, afirmou desconhecer quem é o pai

Policiais civis identificaram e localizaram a mãe de uma recém-nascida encontrada há cinco dias dentro de uma bolsa no quintal de uma casa, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Ela é uma jovem de 18 anos. Em depoimento, a garota alegou ter deixado a criança no local por medo da reação da família, que desconhecia a gravidez. Além disso, ela disse acreditar que filha estava morta. A menina foi socorrida e passa bem.

Também em depoimento, a jovem disse que deu à luz em um terreno e depois deixou a menina na porta da casa. Além disso, ela afirmou desconhecer quem é o pai.

Leia mais notícias em Cidades


O delegado Cristiomário Medeiros, responsável pelo caso e titular da Delegacia de Planaltina de Goiás, desconfia de parte da versão. Ele destaca que a criança foi encontrada envolta na placenta e apresentava o cordão umbilical, além de alguns arranhões pelo corpo. Por isso, diz, a jovem sabia que o neném estava vivo. Para Cristiomário, é verdade a tentativa de esconder a gravidez.

Como não houve flagrante, a mãe da menina não foi presa. Mas, segundo o delegado, ela pode responder por abandono de incapaz, crime que tem pena de até cinco anos de prisão. As investigações sobre o caso continuam.

Suja de terra

O bebê foi localizado na última quinta-feira (10) pela analista de processos Janaína Pereira da Silva, de 19 anos, moradora da casa em que a menina foi deixada. Ela contou que estava se arrumando para ir ao trabalho quando foi jogar o lixo e encontrou a bolsa. "Ouvi um barulho e fui ver o que era. Quando cheguei perto, ela começou a chorar e percebi que era um bebê. Minha reação foi começar a chorar. Fiquei muito assustada. Ela estava muito suja de terra e com alguns machucados pequenos", disse.

A analista de processos, que estava sozinha, conta não ter tido coragem de carregar o bebê e ligou para duas tias, que foram até a residência. Uma delas acionou a Polícia Militar, mas, diante da demora, resolveu enrolá-la em uma toalha e levá-la ao hospital.
A criança recebeu atendimento médico no Hospital Municipal de Planaltina e recebeu alta dias depois.

A criança foi, inicialmente, deixada sob a guarda do Conselho Tutelar. Agora, a guarda provisória está com uma enfermeira até que a Justiça decida com quem a menina deve ficar.