Cidades

Secretaria de saúde confirma casos de febre amarela em macacos em Ceilândia

Exame deu positivo em três de quatro dos animais encontrados mortos. No Zoológico de Brasília, outro primata também morreu com a doença

postado em 15/09/2015 16:25

Três dos quatro macacos encontrados mortos na semana passada no Núcleo Rural de Ceilândia foram diagnosticados com febre amarela. As informações são da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A confirmação veio após a coleta e análise de amostras das carcaças dos animais para diagnóstico da doença. Na última quinta-feira (10), também foi encaminhado o laudo da amostra de um quinto macaco morto. O animal, que havia sido encontrado no Zoológico do DF, também foi diagnosticado com a doença.

Segundo a SES-DF, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Zoológico de Brasília, estão tomando as providências para a prevenção da doença. Entre os procedimentos estão a busca por macacos mortos, a captura do mosquito que transmite a doença e a busca por pessoas não vacinadas para a febre amarela que residam ou trabalhem nas proximidades das áreas onde os macacos foram encontrados. Ainda de acordo com a pasta, serão realizados exames de sangue em todos os primatas do Zoológico para controle preventivo da doença.

Leia mais notícias em Cidades.

De janeiro até setembro de 2015, foram atendidos, na rede de saúde do DF, três casos confirmados de febre amarela em humanos, com transmissão no Estado de Goiás (nos municípios de Alto Paraíso, São Miguel do Araguaia e Alexânia). O Distrito Federal não tem casos de febre amarela desde 2010. Em maio, foi registrado o segundo caso de morte por febre amarela na capital. À época, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a conclusão de que o homem não contraiu a doença na capital.

A febre amarela

Em florestas, a doença é transmitida por meio da picada de um mosquito silvestre. Na cidade, a transmissão se dá pelo mosquito Aedes Aegypti infectado - o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya. O período de incubação varia de três a seis dias. A vacinação contra a febre amarela está disponível nos centros e postos de saúde do Distrito Federal.

Sintomas

Os sintomas se parecem com os da gripe. O vírus se espalha pelo corpo, provoca febre, amarelão na pele e nos olhos, dores de cabeça e no corpo, além de calafrios. A doença pode atacar o fígado e os rins e o portador passa a ter crises de vômitos e diarreia. Com o agravamento, pode haver diminuição ou ausência de urina, sangramentos e confusão mental.

Vacinação

Devem ser vacinados adultos e crianças que vivem em regiões onde há casos da doença em humanos e em regiões onde há circulação do vírus entre animais, como por exemplo os macacos. A vacina deve ser dada ainda a todas as pessoas que pretendem viajar para locais onde a febre amarela é endêmica. É recomendável que a primeira dose da vacina contra a febre amarela seja aplicada pela primeira vez aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos.

Com informações de Hariane Bittencourt.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação