Cidades

Livraria e embaixada festejam os 150 anos de Alice no País das Maravilhas

As atividades começam neste sábado (19/9) e seguem até 3 de outubro, com contações de histórias, oficinas de pinturas e de ilustração, filmes e documentários sobre Alice, degustações de uísque escocês, palestras sobre literatura e um menu especial com o tradicional chá das cinco britânico

Renato Alves
postado em 17/09/2015 14:04
Em parceria com a Embaixada do Reino Unido, uma livraria de Brasília preparou uma extensa programação para comemorar os 150 anos da obra Alice no País das Maravilhas, do britânico Lewis Carroll. As atividades começam neste sábado (19/9) e seguem até 3 de outubro, na Le Calmon. Uma das raras livrarias de rua da capital, ela fica na 111 Sul.

Nessas duas semanas, haverá eventos voltados aos públicos infantil e adulto, como contações de histórias, oficinas de pinturas e de ilustração, filmes e documentários sobre Alice, degustações de uísque escocês, palestras sobre literatura e um menu especial com o tradicional chá das cinco britânico.

Alice no chá com a lebre e o chapeleiro, na ilustração mais famosa da obra
Durante toda a programação haverá uma exposição da coleção de livros sobre Alice no país das maravilhas em edições de vários países, além de objetos relacionados à história pertencentes ao poeta Edmilson Caminha.

No piso superior da loja, o Café Le Calmon prepara o cardápio do chá britânico, que será servido todos os dias a partir das 17h, como manda a tradição. Nesse horário, em 21 de setembro, o embaixador Alexander Ellis e a embaixatriz Teresa Adegas, do Reino Unido, vão visitar a livraria e tomar o chá.

Dona da Le Calmon, Adriana Beltrame destaca que todos os dias será servido o tradicional chá britânico
Sócia-proprietária da Le Calmon, Adriana Beltrame conta que decidiu realizar uma programação voltada aos 150 anos de Alice no País das Maravilhas após ser informada por um cliente e escritor sobre a data. "Também quando soubemos que a data seria celebrada em algumas capitais do mundo, como Nova York e Londres, percebemos que o mesmo deveria ocorrer no Brasil. Em seguida, veio o contato com a Embaixada do Reino Unido, que virou nossa parceira", detalha a empresária.

Primeiro ano


A Le Calmon também comemora seu primeiro ano de funcionamento. A ideia de ter uma loja de rua surgiu de um sonho pessoal e de uma certeza de mercado. Há dois anos e meio, Adriana e o marido abriram uma editora de livros jurídicos e, tempos depois, criaram um selo para literatura geral. Da edição de romances para a venda deles em loja própria, foram alguns meses.

Na sobreloja, a empresária montou um café, para os clientes que têm o hábito de folhear as primeiras páginas antes de comprar o exemplar.

Livrarias de rua em Brasília

Livraria Le Calmon
Onde: CLS 111, Bloco C, Loja 22
Horário de funcionamento: das 9h às 21h

Dom Quixote
Onde: CLSW 301, Bloco C
Horário de funcionamento: das 8h às 20h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação