Cidades

MPDFT acusa sócios do Super Maia de lavagem de dinheiro e sonegação

Segundo denúncia, bando embolsava o ICMS e investia o dinheiro na rede de supermercados

postado em 17/09/2015 19:18
Seis sócios do grupo Super Maia são acusados de crime contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro. A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária (PDOT) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou o grupo nesta terça-feira (16/9). Entre 2004 e 2015, eles teriam embolsado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no valor atualizado de R$ 216.868.689,63.

Eles declaravam o pagamento, mas ficavam com o dinheiro. Segundo o MPDFT, as empresas ficavam com o valor pago pelos clientes e que deveria ser repassado aos cofres públicos e declaravam o dinheiro como lucro. Muitas vezes, os administradores da rede de supermercados lavavam o dinheiro, reinvestindo os valores nas próprias empresas.

Leia mais notícias em Cidades.

O Super Maia tem 15 supermercados no DF e um em Goiás, e também atua nos ramo de embalagens de papel e drogarias. De acordo com a denúncia do Ministério Público, a verba embolsada deixou de ser investida, dentre outras coisas, na ampliação e melhora de serviços de saúde, a instalação de novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o fornecimento de medicamentos e tratamentos médicos.
O grupo, por meio da Assessoria de Imprensa da empresa, rebate as acusações de utilização de dinheiro proveniente de tributo. ;Existem impostos em atraso, que, de acordo com o departamento jurídico, estão sendo pagos. Foram feitas, ainda, auditorias fiscais confirmando que houve a declaração de impostos e que a documentação da rede está dentro da legalidade;, informou em nota.
Com informações do MPDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação