postado em 25/09/2015 18:34
Cerca de 300 manifestantes estão em frente ao Palácio do Buriti para protestar contra o aumento de 40% na tarifa do transporte público. Eles fecharam o Eixo Monumental na altura da Rodoviária do Plano Piloto e caminharam até a sede do Executivo local. O trânsito ficou complicado na região central. Pouco mais de 150 policiais militares participam da operação para conter o protesto.
O Movimento Passe Livre (MPL) ateou fogo a um papelão em forma de catraca em meio à via. Até o momento, porém, não houve confronto com a PM. O movimento Juntos e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) acompanham.
Leia mais notícias em Cidades
Os manifestantes reclamam do reajuste de 40% na tarifa para o usuário do transporte público, vigente desde o último domingo (20/9). E pedem a gratuidade da passagem. O aumento aconteceu com uma investigação do próprio MP em curso sobre uma suposta fraude na licitação de R$ 7,8 bilhões que renovou a frota de ônibus do DF em 2012. Na Câmara Legislativa, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investiga o caso.
Nesta sexta-feira (25/9), integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) entregaram uma denúncia ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para que os órgãos investiguem supostas irregularidades no aumento da passagem do transporte público.
Com informações de Nathália Cardim