Cidades

Manifestantes protestam em frente ao Buriti contra reajuste na passagem

Movimento Passe Livre (MPL) reclama do aumento de 40% na tarifa do transporte público, vigente desde o último domingo (20/9)

postado em 25/09/2015 18:34
Manifestantes pedem a tarifa zero após GDF reajustar o preço da passagem em 40%

Cerca de 300 manifestantes estão em frente ao Palácio do Buriti para protestar contra o aumento de 40% na tarifa do transporte público. Eles fecharam o Eixo Monumental na altura da Rodoviária do Plano Piloto e caminharam até a sede do Executivo local. O trânsito ficou complicado na região central. Pouco mais de 150 policiais militares participam da operação para conter o protesto.

O Movimento Passe Livre (MPL) ateou fogo a um papelão em forma de catraca em meio à via. Até o momento, porém, não houve confronto com a PM. O movimento Juntos e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) acompanham.

Leia mais notícias em Cidades

Os manifestantes reclamam do reajuste de 40% na tarifa para o usuário do transporte público, vigente desde o último domingo (20/9). E pedem a gratuidade da passagem. O aumento aconteceu com uma investigação do próprio MP em curso sobre uma suposta fraude na licitação de R$ 7,8 bilhões que renovou a frota de ônibus do DF em 2012. Na Câmara Legislativa, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investiga o caso.

Nesta sexta-feira (25/9), integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) entregaram uma denúncia ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para que os órgãos investiguem supostas irregularidades no aumento da passagem do transporte público.

Com informações de Nathália Cardim

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação