Cidades

No Dia do Animal, celebrado domingo, ONGs promovem feiras de adoção

Brasília e outras três cidades vão chamar a atenção sobre a posse responsável

Alessandra Oliveira - Especial para o Correio
postado em 02/10/2015 06:06

Enquanto alguns tratam com indiferença, outros encontram nos animais abandonados a oportunidade de ter um novo amigo e membro para a família. Todos ganham: os humanos aprendem a respeitar e a se relacionar com outras formas de vida; e bichos que sofreram maus-tratos ou não têm um lar ganham um teto, cuidados e carinho. Em comemoração ao Dia do Animal, comemorado neste domingo, ONGs em parceria com pet shops promovem mutirão de adoção em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. A estimativa é que 200 bichos recebam uma nova casa. Na capital federal, a feira ocorrerá durante o fim de semana, em vários pontos (Veja programação).

Nem todos podem adotar. A adoção segue regras, porque a prioridade é a proteção dos bichos. Formulários e entrevistas são só o primeiro passo para quem quer ter um novo animal de estimação. Ana Lúcia Ywane, voluntária da ONG Flora e Fauna, explica que o número de desistência e abandono resulta em maior exigência. ;Nós perguntamos sobre as condições para que o animal tenha uma vida digna, com assistência veterinária, boa ração e muito carinho.; Se o bicho for adotado e essas exigências não forem cumpridas, o animal é resgatado e encaminhado para outra adoção.

Na ONG São Francisco, as restrições são maiores ainda. Daniela Nardelli, veterinária e responsável pelo grupo, explica que a entrevista é uma parte do processo, mas que os animais não poderão ser levados para casa de imediato. ;Antes, precisamos agendar uma visita à residência para nos certificarmos de que aquele ambiente é propício para receber o animal;, justifica Daniela. As restrições para quem quer levar um gato, por exemplo, são maiores. O abrigo só libera o felino caso a pessoa, se viver em apartamento, tenha tela na janela. A cada 20 animais adotados por feira a ONG Flora e Fauna recebe dois de volta. ;Infelizmente, essa estatística é triste, porque a pessoa adota no sábado e na segunda-feira devolve, sempre culpando o animal;, conta Orcilene Arruda de Carvalho, presidente da ONG. Daniela explica que na São Francisco os números de devoluções são muito baixos, cerca de 1 a cada 30 animais. ;Não recebemos devoluções exatamente porque o processo de adoção ocorre de maneira criteriosa;, garante a veterinária.

Os motivos que levam uma pessoa a devolver o animal são diversos.;Algumas devolvem porque o cachorro roeu um chinelo, outras porque vão mudar de cidade ou porque o novo bicho não se dá bem com o antigo;, relata Daniela. Na ONG Flora e Fauna, o número de devoluções ou de entrega de animais aumenta drasticamente na época das férias. Entre dezembro e março, o abrigo recebe cerca de 100 cães e gatos por mês. As duas ONGs levarão cerca de 20 cães e gatos, com idades e portes variados para a feira de adoção que ocorre amanhã e domingo. Quem quiser adotar deve levar identidade, comprovante de residência e fotos de casa. Todos os animais são entregues castrados, vacinados e vermifugados.

Boa experiência

Ao passear por uma feira de adoção de animais em 2013, a professora Kátia Vieira Almeida Vaz, 43 anos, se encantou com os olhos azuis arregalados e assustados do gatinho apelidado de Guri. Decidiu levá-lo para casa. ;Já tive outros animais, mas nunca havia adotado. Como a minha casa estava havia muitos anos sem um bicho de estimação, decidi com o meu marido e filhos que adotaríamos em vez de comprar;, explica.

No mesmo dia em que Guri foi levado para a nova casa, a família decidiu adotar também a gatinha Dora. ;Ela viveu conosco por aproximadamente dois anos, mas morreu em junho passado, após apresentar um quadro de taquicardia e infartar. Foi uma perda enorme. Não imaginávamos que perderíamos um dos nossos animais tão cedo;, lamenta Kátia. A adoção é também uma fase de aprendizado sobre convivência. ;Sabíamos que teríamos um desafio pela frente. A Dora sempre foi muito carinhosa, mas o Guri é arisco. Não conheço o histórico dele e acredito que ele deve ter passado por apuros. Não é em qualquer momento que ele está disposto a receber um agrado e a gente aprende a conviver com isso. O mais importante ao levar um animal de estimação para casa é ter responsabilidade, não abandonar e dar a assistência necessária;, completa.


Eventos de pet no fim de semana

Feira de Adoção de Cães e Gatos da
Associação Abrigo Flora e Fauna
Quando: amanhã e domingo
Local: loja Petz - SIA, Trecho 2
Horário: das 11h às 17h
Quando: amanhã
Local: 108 Sul, ao lado do Petshop Di Petti

Horário: das 11h às 16h

Feira de Adoção Atevi
Quando: amanhã
Local: 313 Sul
Horário: das 10h às 16h


Feira de Adoção SHB
Quando: amanhã
Local: Lilás Pet - Edifício Real Quality, Av. Araucárias, Águas Claras
Horário: das 10h às 16h

Feira de Adoção Cães e Gatos
Quando: domingo
Local: estacionamento Externo do Terraço Shopping
Horário: das 10h às 17h

Projeto Adoção São Francisco Edição Extra de Bazar
Quando: domingo
Local: 203 Norte - Supren Verda
Horário: das 11h às 15h

Regras para adotar

; Ser maior de 18 anos
; Apresentar documento com foto
; Preencher termo de responsabilidade
; Ser independente financeiramente
; Se morar com os pais, deve levá-los para a assinatura do termo
; Se viver em casa, ter muro ou cerca
; Se adotar gatos, em apartamentos, as janelas devem ter tela

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação