Irlam Rocha Lima
postado em 03/10/2015 22:18
O clássico Back in Bahia abriu o show Dois Amigos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, neste sábado (3/10). Essa turnê comemora os 50 anos de carreira dos dois artistas e já foi apresentada em 18 cidades da Europa, antes de chegar ao Brasil.
[VIDEO1]
O auditório lotado, de cerca de 3 mil pessoas, ouviu os maiores clássicos dos cantores. Logo depois de Back in Bahia, foi a fez de Coração Vagabundo tocado também em duplas. A época da Tropicália não ficou de fora e foi lembrada com a canção Marginália 2. É de manhã veio em seguida, e Caetano aproveitou para comentar que essa é a música mais antiga do repertório.
[VIDEO2]
Houve ainda uma homenagem implícita ao cantor João Gilberto, quando apresentaram Luxo só, uma das músicas clássicas do repertório do artista e que foi composta por Ary Barroso. Durante o show, eles ainda passeiam por mais de 30 canções.
[VIDEO3]
Caetano levantou o público ao tocar Sampa e Terra, na qual convidou a todos para o refrão, além de Odeio você -- já da fase mais recente. Logo em seguida, foi a vez de Gilberto Gil, que trouxe as canções Eu vim da Bahia, Super-Homem e Esotérico, feita para o espetáculo Doces Bárbaros, quando Gil, Caetano, Gal Costa e Maria Bethânia completaram 10 anos de carreira.
[VIDEO4]
Logo em seguida, uma sucessão de hits fizeram com que o público ocupasse a frente do palco e dançasse ao som de Expresso 222, Xangô Menino, Avisa lá, Andar com fé e Filhos de Gandhi. Enquanto Gil cantava, Caetano dançava no palco para o delírio do público.
[VIDEO5]
No fim da apresentação, a plateia ainda teve dois bis. No primeiro, cantaram Desde que o samba é samba e Luz de Tieta. No segundo, Caetano cantou Leãozinho e Gil, Three little birds.
[VIDEO6]