Cidades

Servidores fecham o Eixo Monumental e fazem enterro simbólico de Rollemberg

Entre os manifestantes estão os professores, que, em assembleia, nesta manhã, em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), decidiram pela greve em 15 de outubro

Otávio Augusto
postado em 08/10/2015 11:50
Os cerca de 4 mil servidores que protestam na Praça do Buriti nesta quinta-feira (8/10) fecharam o Eixo Monumental no sentido da via N1 por volta das 11h e fizeram o enterro simbólico do governador Rodrigo Rollemberg. Eles falam em impeachment do chefe do Executivo, após o governo anunciar que não pagaria, até março de 2016, os benefícios concedidos no governo passado. Por volta do meio-dia, o trânsito foi liberado no local.

O bloqueio fez com que o fluxo de veículos ficasse lento nas imediações da Praça do Buriti. Desde o fechamento da pista, a Polícia Militar negociou com os manifestantes para liberação do trecho. Desvios foram feitos na altura do autódromo e da avenida principal do Sudoeste. A via S1, no sentido da Rodoviária do Plano Piloto, está liberada.
Caixão simbolizando o enterro do governador Rodrigo Rollemberg
Em assembleia nesta manhã, em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), [SAIBAMAIS]os professores decidiram pela greve em 15 de outubro. As demais categorias anunciaram adesão ao movimento. E em 16 de outubro marcaram ato unificado na Praça do Buriti para decidir os rumos da paralisação dos servidores.
Somente na área da saúde, ao menos 23 mil servidores pararam. Os funcionários da administração pública somam 45 mil. Procon-DF, Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e secretarias de Estado estão com vários serviços suspensos. Em nota, a Secretaria de Saúde do DF garantiu que 30% dos serviços estão mantidos, como previsto em lei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação