Cidades

Parte da organização criminosa do PCC é alvo de operação no DF

Criminosos agiam dentro de penitenciárias e cadeias no DF e Entorno

Isa Stacciarini
postado em 09/10/2015 06:48

No DF, a Polícia Civil prendeu suspeitos no Recanto das Emas

Criminosos que articulavam ações dentro da Penitenciária do Distrito Federal (PDF) e de cadeias do Entorno foram alvo de uma operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (9/10). A última fase da ação para desfazer a célula do Primeiro Comando da Capital (PCC), intitulada Avalanche, cumpriu 40 mandados de prisão preventiva. Ao todo, cinco pessoas foram detidas em casa e 35 já cumpriam sentença no sistema penitenciário. Além disso, a polícia conduziu coercitiamente duas advogadas para prestarem esclarecimentos.

A maioria dos alvos da operação já está em presídios
Elas agiam fora e dentro dos presídios. São suspeitas de promoverem a comunicação entre os integrantes do grupo. Agentes da Polícia Civil ainda realizaram prisões em Campo Grande (MS), Presidente Bernardes (SP), Palmas (TO), Goiânia (GO) e DF, na Colmeia, no Centro de Prisão Progressiva (CPP) e no Centro de Detenção Provisória (CDP), os dois últimos na Papuda.

[SAIBAMAIS]Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), trata-se de uma facção criminosa que tenta se instalar no Distrito Federal e faz parte de uma das células do PCC, que atua no tráfico de drogas, roubo e extorsões. As prisões ocorrem em regiões como Recanto das Emas, Águas Lindas, Planaltina de Goiás e Luziânia.
Os suspeitos foram todos levados para o DPE
De acordo com o delegado a cargo das investigações, Luiz Henrique Sampaio, os suspeitos com mandado de prisão que já estavam nos presídios são "mais experientes". "Eles mandavam nos outros", revelou. O chefe do grupo, Genilson Vieira Penaforte, mais conhecido como Tony, de Campo Grande, comandava as ações no DF por telefone.
O suspeito apontado pela Polícia Civil como líder das ações do grupo no DF, Edson de Souza Campos, conhecido como Neguinho, também estava preso e coordenava os trabalhos locais de dentro da Papuda.




A investigação é realizada há 8 meses. Desde o início da operação, 15 pessoas foram presas a medida em que cometiam os crimes. Em novembro passado, na ação intitulada Tabuleiro, foram cumpridos 14 mandados de prisão em seis presídios. Quatro no Entorno do DF, um em São Paulo e um no Ceará. Os investigadores também fizeram busca e apreensão em nove endereços suspeitos de guardarem bens da maior facção criminosa do país.

A polícia divulgou um vídeo que mostra o cumprimento de um dos mandados no Recanto das Emas:

[VIDEO1]

Participam da cobertura Bernardo Bittar, Isa Stacciarini e Thiago Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação