Cidades

Semana será de muito calor, mas chuva deve voltar a partir de quinta-feira

Inmet mantém alerta de ondas de calor na capital federal, com temperaturas altas e baixa umidade até quarta-feira

Jacqueline Saraiva
postado em 19/10/2015 07:30
Inmet mantém alerta de ondas de calor na capital federal, com temperaturas altas e baixa umidade até quarta-feira
As temperaturas altas ainda devem incomodar os brasilienses durante a maior parte da semana, mas há possibilidade de alívio a partir de quinta-feira (22/10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após as ondas de calor, pancadas de chuva devem cair no Distrito Federal na chegada do fim de semana, com possibilidade até mesmo de granizo e ventos fortes. Hoje, o tempo será quente e seco.

Segundo o Inmet, com a vinda dessas precipitações, a tendência é a redução dos longos intervalos de seca nas próximas semanas. Ontem, o órgão emitiu alertas de seca e de ondas de calor. A umidade relativa do ar deve chegar a 10% e a situação é considerada de perigo em todo o estado de Goiás e no Distrito Federal ao menos nos próximos três dias. As duas localidades podem voltar a registrar recordes de temperatura neste período. A sensação térmica, no entanto, pode chegar a 40;C em algumas regiões.

[SAIBAMAIS]O meteorologista Hamilton Carvalho afirma que entre esta segunda-feira (19/10) e quarta-feira (21/10), o brasiliense pode caprichar no uso de filtro solar e roupas leves. A temperatura deve variar entre 19;C e 35;C. A umidade fica entre 50% e 15%. Hoje, a temperatura mínima, na madrugada, foi de 21;C e a máxima, nas horas mais quentes do dia, deve alcançar os 35;C. O tempo fica parcialmente nublado a claro com névoa seca. A umidade relativa do ar será entre 40% e 15%.



O mês de outubro registrou temperaturas mais altas em relação ao mesmo mês no ano passado, quando as temperaturas variaram entre 33;C e 34;C, de acordo com o Inmet. Segundo Hamilton Carvalho, até o fim do mês as chuvas ainda serão irregulares e o tempo quente. O mês de novembro será marcado por mais precipitações, mas o calor ainda assim não dará trégua, já que os termômetros continuarão a registrar altas temperaturas. Apenas em dezembro e janeiro, as chuvas serão regulares.

Calor recorde
Às 16h do domingo (18/10), a capital federal registrou mais um recorde de temperatura. Os termômetros da capital federal marcaram 36,4;C, com umidade relativa do ar em 11%. No dia anterior, foram 35,9;C. As duas médias também bateram o recorde de 2008, quando o calor chegou a 35,8;C no DF.

El Niño
Enquanto os moradores de estados no Sul do país, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sofrem com tempestades e inundações, outros têm sofrido com altas temperaturas e baixa umidade. De acordo com o Inmet, essa variação extrema no clima do Brasil é causada pelo fenômeno El Nino, que está mais intenso do que o normal neste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação