Cidades

Após 13 dias de estiagem, chuva é registrada em Brazlândia no fim da tarde

Meteorologistas informam, no entanto, as pancadas não vão amenizar o calor; tempo vai permanecer abafado

Nathália Cardim, Flávia Maia
postado em 21/10/2015 17:49
Após 13 dias de estiagem e calor intenso, a tão esperada chuva chegou no fim da tarde desta quarta-feira (21/10) em regiões do Distrito Federal, mas ainda não vai trazer sensação de alívio para a população. Moradores de Brazlândia registraram pancadas de chuva na cidade. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quantidade não pôde ser estimada. De acordo com meteorologistas, a previsão é de que trovoadas em áreas isoladas em várias regiões do DF comecem, de fato, a partir da quinta-feira (22/10). A temperatura mínima prevista é de 19;C e a máxima pode chegar aos 34;C. Com a chuva, a umidade relativa do ar deve subir e variar entre 70% e 25%.

;Mesmo assim, não será suficiente para deixar o clima mais ameno. As temperaturas continuam altas;, afirma a meteorologista do órgão Morgana Almeida. ;Essa chuva que deve chegar hoje, está associada a formação e ao desenvolvimento de áreas de instabilidade. Não tem relação com um sistema mais intenso, como uma frente fria, por exemplo;, explica.

Segundo o Inmet, a maior temperatura registrada nesta quarta-feira (21/10), foi de 35,8;C. A umidade relativa do ar ficou em 19%. A meteorologista explicou que a umidade aumentou um pouco durante o dia, por conta da nebulosidade no céu do DF.

Sem trégua

Neste ano, de setembro a outubro, foram registradas as nove temperaturas mais altas da série histórica medida desde 1963. Na última semana, o calor tornou-se mais evidente com marcações acima dos 35;C, inclusive à noite. Morgana explica que as temperaturas estão altas porque há uma massa de ar quente e seco na região que, não só inibe a formação de chuva como ;segura; a intensa radiação solar recebida durante o dia e mantém a noite quente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação