Cidades

Veja quais são as últimas dicas para o Enem deste final de semana

O tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio começa amanhã. Para os mais de 7 milhões de candidatos inscritos, o momento é de tentar relaxar e evitar a ansiedade, mas sem perder o foco. Fique atento a tudo de que precisará para a prova

Alessandra Oliveira - Especial para o Correio
postado em 23/10/2015 06:03

O Enem 2015 chegou. Amanhã e domingo, os mais de 7 milhões de inscritos se submeterão a uma maratona de provas. Agora, é hora de driblar o cansaço, a tensão, a ansiedade e tentar manter o foco apenas no exame. Para não ter nenhum contratempo, o estudante precisa ficar atento às regras do jogo. Saber, por exemplo, o que é e o que não é permitido durante a avaliação. Algumas dicas podem ajudar o candidato a sair mais bem preparado de casa (veja quadro).

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, recomenda que os participantes cheguem por volta das 12h, já que a entrada é proibida após o fechamento dos portões. O local da prova está disponível no cartão de confirmação, no site do órgão. Este ano, os cartões estão apenas na versão on-line e não é obrigatório imprimir para levá-lo no dia do exame. Entretanto, é indispensável a apresentação de documento original com foto.

Para não se atrasar, o estudante Arthur Andrade, 17 anos, foi com a mãe de carro até o local da prova. ;No ano passado, fiz o exame ao lado de casa. Fui andando. Desta vez, resolvi evitar qualquer problema, porque vamos de carro e, com certeza, pegaremos trânsito;, justifica Arthur. A fim de conhecer o melhor caminho, ele ainda usou um aplicativo de mapas para evitar trânsito e traçar a rota. ;Chegamos em 14 minutos ao local, mas, mesmo assim, sairei bem antes de casa;, calcula o estudante. Fazer o percurso de casa ao local da prova um dia antes, seja de ônibus, seja de carro, é uma importante medida preventiva que deve ser seguida por todos os candidatos.

Hora de descansar
De acordo com a psicóloga Lívia Borges, até vale a pena fazer alguma revisão antes da prova, mas o descanso deve ser prioridade. Com o corpo relaxado, fica mais fácil relembrar, no memento do exame, o que foi estudado. ;Às vezes, o candidato tende a colocar a autoconfiança só no estudo, mas ele precisa intercalar com momentos de descanso e descontração.;

Após tentar durante dois anos a pontuação necessária para ingressar no curso de medicina pelo Enem, a estudante Naraja Menezes,19, concluiu que na última semana não adianta ficar com a cara nos livros. ;Nos outros anos, eu estudava até o dia anterior e percebia o cansaço antes da prova. Por isso, reservei essa última semana para fazer o que me dá prazer;, conta. Naraja voltou a assistir às séries de que gosta, a correr no parque e a ficar mais tempo com a família. ;Agora, é momento de ficar em paz comigo mesma e evitar ansiedade, porque tenho consciência de que estudei o que precisava;, argumenta a estudante.

Para o dia da prova, além do descanso, os inscritos devem se preocupar com a alimentação. Lívia Borges explica que alimentos pesados contribuem para o mau desempenho: ;Na digestão, a tendência é que toda a circulação se volte para o processo e o cérebro fique prejudicado. Assim, é natural a sonolência e o cansaço;. O ideal, segundo a psicóloga, é comer alimentos leves, como frutas, saladas e sucos.

Como a prova é extensa, também é fundamental levar lanches e água. Mas é preciso ficar atento às regras do exame. Não é permitido rótulo nos alimentos. Por isso, se o estudante for levar barras de cereal, chocolate ou biscoitos, é preciso tirar o alimento e colocar em um saco transparente; caso contrário, terá que jogar fora. O mesmo se aplica à garrafa de água, que não entra com o rótulo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação