Cidades

Mesmo com chuvas, incêndios continuam e destroem áreas verdes do DF

Corpo de Bombeiros atendeu mais de 15 chamados em diferentes pontos do DF ontem. Somente em outubro, 1.921 mil hectares de área verde foram destruídos

postado em 23/10/2015 06:05

Fogo ameaçou atingir subestação da CEB e reservatório de água da Caesb, à margem do Eixo Monumental

Mesmo com o registro de chuvas em áreas isoladas, as queimadas não deram trégua ao cerrado do Distrito Federal. Somente ontem, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 15 chamados em diferentes pontos da capital. No acumulado do ano, a área atingida ultrapassa os 12 mil hectares ; cada hectare equivale a um campo de futebol. Um aumento de 67,9%, comparado a 2014, quando 7.414 hectares acabaram consumidos pelas chamas. Somente em outubro, 1.921 mil hectares de área verde foram destruídos. O espaço queimado em 2015 corresponde a 29 vezes o tamanho do Parque da Cidade, com 420 hectares.

No início da manhã de ontem, servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) ficaram assustados diante de um foco de incêndio em uma chácara, ao lado do Parque do Cortado, em Taguatinga. Apenas um rio separava o parque público da área onde o fogo avançava. Uma equipe de brigadistas do órgão combateu o incêndio até a chegada dos bombeiros, o que evitou que as chamas atingissem o parque.

Incêndios na região são corriqueiros, segundo Paulo Magda, 67 anos, morador de uma das chácaras. No último domingo, ele e outros chacareiros ajudaram nos combates das chamas da área verde próxima às residências. ;É só o tempo ficar mais seco que os incêndios ficam mais constantes. A nossa esperança é que o período de chuva está se aproximando, mas estamos;, comentou.

Os militares do Corpo de Bombeiros também tiveram como preocupação proteger a subestação de Companhia Energética de Brasília (CEB) no Sudoeste, à margem do Eixo Monumental. Às 10h, o fogo começou a consumir a mata localizada ao lado do reservatório de água da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). A fumaça chegou a atrapalhar o trânsito, principalmente a visibilidade dos motoristas que seguiam pelo Eixo Monumental no sentido Esplanada dos Ministérios.

Com a ajuda de duas viaturas, 10 militares do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar as chamas. Além da subestação da CEB, outro receio dos militares era com a fiação elétrica em cima da mata. O incêndio foi controlado após uma hora. Além desta área, a corporação também atendeu chamados em uma área de preservação ambiental da região de Chapadinha, em Brazlândia, e em outra mata próxima à Universidade da Paz, no Park Way.

Previsão

O meteorologista Mamede Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que a tendência é que as queimadas diminuam com a chegada do tempo chuvoso. ;A previsão é de chuvas em pontos isolados para os próximos dias e semana;, anunciou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação