Cidades

Tribunal de Contas do DF vistoria Torre de TV Digital reaberta há 12 dias

O motivo da auditoria da Corte é verificar se o Executivo fez as adequações necessárias para deixar o monumento acessível e seguro para a visitação

postado em 23/10/2015 15:34
Foto do relatório feito pelo TCDF em 2014 mostra vidro de uma das cúpulas rachado
Doze dias após se reaberta, a Torre de TV Digital vai sofrer nova inspeção do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O presidente, conselheiro Renato Rainha, e servidores do Núcleo de Fiscalização de Obras do TCDF vão ao local às 16h desta sexta-feira (23/10). O Governo do Distrito Federal reabriu o mirante ao público no feriado de 12 de outubro. O motivo da auditoria é verificar se o Executivo fez as adequações necessárias para deixar o monumento acessível e seguro para a visitação.

Em 24 de maio, o Correio publicou a investigação do TCDF, realizada em 2014, que encontrou graves problemas no monumento, como falhas no projeto e na execução da obra que poderiam trazer prejuízos à segurança, durabilidade e qualidade da torre. A lista de problemas incluía falta de sinalização adequada em sala com risco de morte, inundação na casa de bombas do sistema de hidrantes, sistema de alarme de incêndio desligado por falta de sensores, que foram furtados, vidros rachados nas cúpulas e trincas em paredes do subsolo e rachaduras no piso da laje da cobertura, onde está apoiada e instalada a torre metálica de transmissão de sinais digitais.

Durante a análise do ano passado, técnicos concluíram que não houve previsão de captação e drenagem de águas pluviais no projeto. Em razão da falha, a situação se agravava em épocas de chuva, quando o volume de água não escoava de forma adequada. O resultado eram manchas de infiltração aparentes em ambientes internos e externos, constantes do relatório, além de alagamentos. O perigo aumentava com fiações elétricas expostas e vazamento no sistema de descarga a vácuo. Em razão do escoamento de água para tubulações, servidores do TCDF encontraram dano ao funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário a vácuo e de ar condicionado.

Além disso, na época, os elevadores tinham capacidade apenas para seis pessoas e, na cúpula idealizada para abrigar um bar, só uma pequena pia havia sido instalada na área, o que dificultava a abertura de grandes estabelecimentos. Para piorar, a Torre de TV Digital, inaugurada em 21 de abril de 2012, ainda não pertencia integralmente ao GDF. O Executivo tinha apenas o recebimento provisório da obra desde 31 de maio de 2012.

No dia 20 de maio, o presidente do TCDF, recebeu o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres; o secretário-adjunto da Sinesp, Maurício Canovas; o diretor de Edificações da Novacap, Márcio Buzar; juntamente com os auditores do TCDF que fiscalizam a construção. Na ocasião Rainha apresentou o resultado das inspeções e fez um esforço conjunto para solucionar as falhas apontadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação