Cidades

Pela sexta vez consecutiva, comércio do DF apresenta queda nas vendas

Na hora do pagamento, o cartão de crédito ainda é o mais usado pelos consumidores, correspondendo 46,51% das transações

postado em 26/10/2015 11:23

Na hora do pagamento, o cartão de crédito ainda é o mais usado pelos consumidores, correspondendo 46,51% das transaçõesO comércio de Brasília registrou a sexta queda consecutiva nas vendas em 2015, chegando a -3,82% no mês de setembro em comparação a agosto. O setor de serviços apresentou queda de -5,96%. Na hora do pagamento, o cartão de crédito ainda é o mais usado pelos consumidores, correspondendo 46,51% das vendas.

[SAIBAMAIS]É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.

Os únicos seguimentos do comércio que apresentaram crescimento em vendas no mês de setembro foram os setores de Calçados e Farmácia e Perfumaria. Já as Óticas, Floriculturas e Livrarias estão no grupo que perderam número de vendas. Já na área de serviços, apenas o segmento de Agência de Viagem teve crescimento.

Casas de eventos, ensino de idiomas e auto-escolas tiveram variações de -17,73% a -6,24%. Para Adelmir Santana, presidente da Fecomércio ; DF, o ano de 2015 está sendo difícil para o setor terciário (atividade de comércio de bens e prestação de serviços) em todo o país. ;Neste ano, o comércio passa por uma intensa desaceleração, afetado pelo menor ritmo da economia, pelo desemprego, pelo crédito mais restrito e pela alta da inflação;, explica Adelmir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação