Cidades

Pet shops investem na produção de mimos para animais de estimação

Alguns donos não poupam dinheiro para oferecer produtos luxuosos aos seus animais de estimação

postado em 27/10/2015 06:05

Alguns donos não poupam dinheiro para oferecer produtos luxuosos aos seus animais de estimação


Comedouros de louça, banhos relaxantes e coleiras de cristal Swarovski são itens à venda para animais de estimação. Roupas com tecidos escolhidos a dedo, laços, brinquedos, sorvete e até cerveja para cachorro compõem a lista de regalias. Por essa razão, os pet shops brasilienses perceberam o negócio lucrativo que é investir em produtos e serviços de luxo. Com mercadorias que chegam a quase R$ 2 mil, as lojas descobriram um público que não se preocupa com preço. Os donos desses bichinhos não pensam duas vezes e dão aos animais vida digna da realeza.

Grandes ou pequenos, de raça ou vira-latas, as características pouco importam para quem deseja encher os animais de itens da melhor qualidade, como a professora Maria Helena Fraga, 54 anos. Ela se dispõe a comprar o que há de mais luxuoso para embelezar seus cães, que têm nome e sobrenome. A cocker spaniel americana Liz Fraga e o maltês Bolt Fraga já estão acostumados a receber tratamento especial. Por ser mais velha, Liz passa o dia em uma creche para cachorros. O local funciona dentro do pet shop Pookie Pet, no Sudoeste. ;É tanto amor que na hora de cuidar deles eu exagero. Para se ter uma ideia, a primeira guia que comprei para a Liz era de Swarovski. Na época, adquiri em Belo Horizonte e me custou R$ 650;, lembra.

Nos últimos anos, gastos como os de Maria Helena não são exceção à regra. As lojas que vendem artigos para os bichos vivem cheias e faturam, mesmo em meio à crise financeira. A previsão de crescimento nacional divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) indica que o setor chegará ao fim do ano com R$ 17,9 bilhões em faturamento, 7,4% a mais do que em 2014. Os dados englobam todos os produtos relacionados aos animais, entre eles os luxuosos.

Pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as famílias brasileiras têm mais animais de estimação do que filhos. A cada 100 famílias, 44 têm cães e 36, crianças. As famílias ajudam a aquecer o mercado dos pet shops. Paola Abarca, 34, é proprietária da creche que todos os dias recebe Liz e mais 14 cães. No local, os cães fazem lições de adestramento básico e têm a hora da soneca. A empresária orgulha-se de trabalhar para um público exigente. Além da creche, o Pookie Pet conta com loja de artigos para cães de pequeno porte e consultório veterinário. ;Atuamos no segmento de produtos voltados para o público A. Temos guias de Swarovski que custam mais de R$ 1 mil e são como bolsas de marca. Elas têm, inclusive, número de série;, explica.

Entre os pet shops brasilienses, os serviços oferecidos são variados para atender o público canino com exclusividade. Graça Sousa, 44 anos, é proprietária do Di Petti Boutique, na Asa Sul, há 19 anos. Ali, compradores podem encontrar produtos com preços elevados. Apesar do valor acima do comum e do contexto de crise em que se vive, ela afirma que a procura é alta e as mercadorias mal param na loja. ;Tenho um divã que custa R$ 1.090 e carrinhos de passeio que custam R$ 1.890. Assim que eles chegam, alguém compra;, afirma.

Além disso, se a ideia for dar ao cão um dia de spa, o local também oferece tratamentos especiais. Hidratações de pelo, pintura de cabelo e de unhas e penteados são algumas das opções. Para os donos mais exigentes, existem tratamentos à base de queratina ou silicone, todos com aromas personalizados. ;As pessoas procuram hidratações de chocolate e morango-silvestre, além da vinhoterapia;, explica a empresária.

As irmãs Thaís Pinheiro Doffine, 18 anos, e Lara Pinheiro Doffine, 16, são donas da shih-tzu Chanel. Para elas, a cadela faz parte da família e merece ser tratada como tal. ;Ela é como uma filha, é minha vida;, descreve Lara. A cachorrinha é constantemente mimada pelas donas. Ela toma banhos semanais no pet shop, escova os dentes e os pelos e não sai de casa sem lacinho. Além disso, Chanel costuma usar perfumes e colônias especiais. ;Ela tem um colar de brilhantes e uma cesta de brinquedos. Acho que os cachorros não se incomodam com nada disso, muito pelo contrário;, avalia Lara.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação