Cidades

Arquitetos, urbanistas e moradores protestam por revitalização do Touring

No fim de semana passado, parte da estrutura foi descaracterizada por causa de uma reforma

postado em 28/10/2015 13:37
Um grupo de manifestantes se reúne, nesta quarta-feira (28/10), para pedir a revitalização do Touring, na área central da cidade. No início desta tarde, representantes de fóruns, como o Nós que Amamos Brasília, artistas, arquitetos e urbanistas se reuniram, em frente ao espaço para cobrar soluções para o local. No fim de semana passado, parte da estrutura foi descaracterizada por causa de uma reforma. Está prevista a construção de uma igreja evangélica.

[SAIBAMAIS]Após denúncia, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) esteve no monumento e embargou a obra, no sábado. "Quem vai se responsabilizar pela recuperação do Touring? O GDF? O proprietário? Estamos falando de um patrimônio tombado", questiona Leiliane Rebouças, do Nós que Amamos Brasília. A ideia inicial, de acordo com o Relatório do Plano Piloto de Brasília ; plano feito por Lucio Costa que venceu o Edital do Concurso do Plano Piloto de Brasília ; era de que a área fosse destinada à cultura.

No dia 26, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou o embargo a obra, pois não foi consultada sobre as intervenções e, muito menos sobre a nova destinação. ;Em princípio, o uso religioso que ora se propõe não é compatível com as características históricas, arquitetônicas e a destinação original do imóvel, que faz parte do Setor Cultural Sul;, destacou o órgão federal.



O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) também abriu procedimento para apurar quem é o responsável pelas demolições e se essa pessoa ou empresa obteve as autorizações previstas em lei para fazer a alteração no imóvel tombado.

Com informações de Adriana Bernardes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação