Cidades

Eleições para presidência da OAB devem levar 50 mil profissionais às urnas

postado em 01/11/2015 08:01

Programa CB.Poder vai debater sobre eleições na Ordem dos Advogados, marcadas para 16 de novembro


Mais de 50 mil profissionais vão às urnas em 16 de novembro para escolher o próximo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF). Três candidatos disputam o comando da entidade, que gerencia um orçamento anual de R$ 17 milhões. O atual secretário-geral adjunto da OAB, Juliano Costa Couto, é o concorrente da situação. Délio Lins e Silva Júnior e Paulo Roque fazem oposição à atual gestão e sonham conquistar a presidência da Ordem. Para fomentar o debate, o Correio Braziliense e a TV Brasília realizaram uma entrevista com os candidatos. Somente Juliano Costa Couto rejeitou o convite para participar do bate-papo. O programa CB.Poder exibirá o debate amanhã, às 18h, e à 0h30 de quarta.

Paulo Roque e Délio Lins e Silva fizeram duras críticas à atual gestão da entidade. Eles consideram que a Ordem está omissa na proteção de prerrogativa de advogados e na defesa de grandes temas de interesse da sociedade e da categoria. Roque e Délio falaram sobre o impacto da greve do Judiciário no trabalho dos advogados e criticaram a postura da OAB durante a paralisação. ;A sensação que temos é de que se quer proteger a posição dos sindicatos;, disse Paulo Roque. O atual presidente da Ordem, Ibaneis Rocha, advoga para a entidade que representa os servidores do Judiciário.

Os candidatos à presidência da Ordem falaram sobre o desrespeito às prerrogativas dos advogados, enfrentado no dia a dia dos tribunais. Eles também denunciaram a criminalização dos advogados que defendem acusados de crimes de grande repercussão, como os réus da Operação Lava-Jato. Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou a quebra do sigilo de profissionais que defendem acusados de envolvimento no escândalo. ;É preciso saber separar o advogado do acusado. Todos os dias temos que enfrentar a violação de nossas prerrogativas;, comentou Délio Lins e Silva Júnior. ;Como é que um advogado entra em uma operação para fazer uma defesa e sai como investigado?;, questiona Paulo Roque.

Os dois concorrentes à presidência da Ordem reconheceram que há pouca mobilização entre a categoria. ;Os advogados não estão nem aí para a eleição. Acho que isso é reflexo da política do nosso país;, comentou Délio. Os participantes da entrevista também falaram sobre os gastos com a campanha à presidência da Ordem. Como a OAB tem uma postura crítica com relação aos gastos das disputas políticas, é grande a pressão da categoria por campanhas mais enxutas. ;A Ordem vive criticando os gastos das eleições. Por que não fazer isso em casa?;, questiona Paulo Roque. Ele declarou que gastará apenas R$ 65 mil na disputa. Délio não estabeleceu teto para as despesas, mas garantiu que está fazendo uma campanha barata, apenas com contribuições de integrantes da chapa. ;Custo zero não existe. Mas é muito errado gastar milhões para ser presidente da OAB;, comentou Délio.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação