Funcionários da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aderiram à greve na madrugada desta terça-feira (3/11). Apesar de o sindicato da categoria ter afirmado que estarão em circulação apenas oito trens, o metrô informou que tenta, na Justiça, aumentar a quantidade de ofertas de vagões aos passageiros. Durante o regime de greve adotado pela categoria, apenas 12 das 24 estações estarão abertas para embarque e desembarque. Nas demais estações, será permitido apenas o desembarque.
Os metroviários exigem o cumprimento do acordo coletivo, firmado em abril deste ano, do reajuste salarial para a categoria com a reposição da inflação ; 8,4%. Eles pedem ainda a convocação dos aprovados no concurso da companhia no início de 2014 e há a crítica de um "excesso de comissionados" nos quadros da estatal.
Para evitar confusões com a paralisação, equipes da Polícia Militar (PMDF) e Corpo de Bombeiros reforçam o patrulhamento nas 24 paradas. O horário de funcionamento do metrô continua o mesmo: de segunda a sábado, das 6h às 23h30, e aos domingos, das 7h às 19h.
Estações abertas para Embarque/Desembarque
Estação Central (Rodoviária)
Estação Galeria
Estação 112 sul
Estação Park Shopping
Estação Guará
Estação Águas Claras
Estação Praça do Relógio
Estação Ceilândia Sul
Estação Ceilândia Centro
Estação Terminal Ceilândia
Estação Furnas
Estação Terminal Samambaia
Estações abertas para Desembarque
Estação 102 Sul
Estação 108 Sul
Estação 114 Sul
Estação Asa Sul
Estação Feira
Estação Arniqueiras
Estação Concessionárias
Estação Taguatinga Sul
Estação Samambaia Sul
Estação Guariroba
Estação Centro Metropolitano
Estação Ceilândia Norte