Cidades

Seminário de mobilidade urbana discute práticas para redução de acidentes

Essa é uma iniciativa do grupo Diários Associados (DA) em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e com a Organização das Nações Unidas (ONU). Durante todo o dia serão analisados cinco painéis que trataram dos temas infraestrutura e gestão, educação, segurança viária, saúde e fiscalização

Nathália Cardim
postado em 03/11/2015 11:51
Essa é uma iniciativa do grupo Diários Associados (DA) em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e com a Organização das Nações Unidas (ONU). Durante todo o dia serão analisados cinco painéis que trataram dos temas infraestrutura e gestão, educação, segurança viária, saúde e fiscalização
O Correio Braziliense realiza nesta terça-feira (3/11) o Seminário Urbanidade: Por uma mobilidade segura. O evento que tem o objetivo de discutir soluções práticas para a redução de acidentes é uma iniciativa do grupo Diários Associados (DA) em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e com a Organização das Nações Unidas (ONU). O evento conta com o apoio da Fundação Assis Chateaubriand, da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Seguradora Líder DPVAT.

Durante todo o dia serão analisados cinco painéis que trataram dos temas infraestrutura e gestão, educação, segurança viária, saúde e fiscalização. Haverá vídeos e as discussões serão em grupo com interação entre palestrantes e ouvintes. A proposta do trabalho é identificar qual a situação atual do país, as boas práticas que estão sendo realizadas e como se pode avançar em cada um desses eixos. O evento pretende ampliar a segurança viária, mapeando a situação dos motoristas e das vias brasileiras.

Cerca de 100 pessoas participam do seminário. Autoridades, como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, o deputado federal que representa a frente parlamentar em defesa do trânsito seguro, Arlindo Chinaglia, o coordenador da Operação Lei Seca, coronel Marco Andrade e o vice-presidente de negócios coorporativos do jornal Correio, Josemar Gimenez Resende, compõe a mesa de debate.

O seminário segue com a dinâmica de um vídeo documentário que mostra o cenário e as perspectivas de cada eixo preconizado pela ONU e, logo após, serão realizados os painéis. Os convidados tem uma hora para os debates. O mediador é o jornalista Felipe Bueno. Todos os participantes podem fazer perguntas pelo WhatsApp disponível do evento e interagir com os palestrantes durante as apresentações.

De acordo com o vice-presidente de negócios coorporativos do Correio, Josemar Gimenez Resende, esta é uma campanha de total importância. "O Correio se orgulha em poder participar e desenvolver esse seminário. Queremos que, a partir dessa discussão, saiam boas ideias e debates para o estudo da segurança e proteção aos cidadãos que convivem com essa realidade", afirma.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab diz que o debate é de fundamental importância para a sociedade e que a discussão sobre a mobilidade segura deve ser estendida em todo o país. "Discutir o tema, antes de mais nada, é a oportunidade que nós temos de levar a informação para todos os cantos do Brasil. Hoje, o cidadão precisa de campanhas educativas e exemplos. Os resultados desse encontro, podem surtir efeito para construímos um trânsito mais seguro", defende.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação