postado em 07/11/2015 08:14
Estudantes que fizeram a segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) em 2015 terão o dobro de chances de ingressar na Universidade de Brasília (UnB) em 2017. A entidade decidiu compartilhar as vagas do vestibular tradicional, realizado apenas no segundo semestre, com o exame por etapas. A iniciativa surgiu, em parte, após a universidade constatar que os alunos inscritos pelo PAS tendem a levar os estudos mais a sério ; uma pesquisa revelou que praticamente todos os que ingressaram pelo sistema seriado concluíram os cursos. Em entrevista ao Correio, há cerca de dois meses, o reitor da UnB, Ivan Camargo, havia antecipado a intenção de tomar a medida o quanto antes.Assim, a partir de 2017, metade das vagas do vestibular será redirecionada para o PAS, que, atualmente, oferece 25% das cadeiras da UnB. Desta maneira, o número sobe para 50%, chegando a 4,2 mil lugares (veja arte). Segundo o decano de Ensino e Graduação, Mauro Rabelo, a ação fortalece o Programa de Avaliação Seriada, considerado um modelo de sucesso. ;Entendemos que a avaliação processual, feita por etapas, é mais eficaz que um teste episódico. Os alunos estão mais preparados e realmente determinados, pois são testados durante mais tempo;, justificou.
Durante três anos, enquanto frequentam o ensino médio, estudantes interessados em disputar vagas na UnB são submetidos às avaliações anuais do PAS, sempre no primeiro semestre. Com a mudança, os melhores classificados na última etapa ingressarão na universidade em duas oportunidades, no primeiro e no segundo semestre. ;Se ofertarmos 100 vagas para determinado curso, 50 delas serão preenchidas na edição inicial da avaliação, enquanto as outras 50 ficarão reservadas para a outra;, acrescentou o decano. Segundo ele, trata-se de um engenho para continuar aprovando apenas os melhores. ;Foi a melhor maneira encontrada de colocar mais gente na universidade, selecionando apenas os alunos mais bem colocados.;
A decisão, aprovada na quinta-feira pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, vem acompanhada da criação de um sistema que ficou conhecido como SISUnB ; análogo ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas, desenvolvido especialmente para a universidade. Nele, estudantes podem alterar a opção de curso escolhida usando um sistema informatizado. ;Os aprovados são, via de regra, muito jovens. Podem mudar de ideia e, assim, ficar mais satisfeitos;, lembrou Mauro Rabelo. Os participantes do PAS terão dois dias, após receber o resultado das provas, para confirmarem a opção inicial ou mudar.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.