postado em 12/11/2015 16:00
Fiscais e policiais militares tiveram que buscar refúgio e pedir socorro aos colegas para evitar agressões na tarde desta quinta-feira (12/11). Eles foram surpreendidos por vendedores ambulantes quando faziam uma operação contra a venda ilegal de produtos na Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto. Insatisfeitos com a ação, os camelôs decidiram partir para cima dos servidores da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e dos PMs. Um deles ainda jogou uma pedra contra os servidores. O objeto atingiu uma mulher que passava na hora. O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima e conduziu a paciente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Os vendedores ambulantes quebraram placas de trânsito, juntaram lixo, cones e jogaram os entulhos na pista entre o Conjunto Nacional e a Rodoviária do Plano Piloto para bloquearem a via. O grupo ainda ateou fogo nos objetos por volta das 15h desta quinta-feira (12/11).
Segundo um dos policiais que atendeu a ocorrência, tenente Guilherme Oliveira, cerca de 100 camelôs participaram do movimento. "No momento em que os fiscais falaram para um deles que a mercadoria estava apreendida, os demais se juntaram e começaram a agredir os servidores e dois militares que estavam no local. Para não apanharem nem fazerem uso de arma de fogo, eles saíram correndo", explicou.
Ao todo, cerca de 20 militares atenderam a ocorrência. Os bombeiros foram chamados para apagarem o fogo na pista. A PM prendeu quatro pessoas por vandalismo e agressão. Todas foram levadas para a 5; Delegacia de Polícia (Setor Central).