Cidades

Novembro de 2015 é o mês mais quente no Distrito Federal em 47 anos

O Inmet registrou três picos de altas temperaturas só nos primeiros 13 dias do mês

Jacqueline Saraiva
postado em 13/11/2015 09:33
O Inmet registrou três picos de altas temperaturas só nos primeiros 13 dias do mês

A influência do El Niño tem provocado variações extremas de temperatura em várias regiões do país, especialmente no Distrito Federal. Os brasilienses têm sofrido as consequências do fenômeno climático, com um período de seca severo em toda a capital federal. Os primeiros dias deste mês deixam a prova: o DF registrou o novembro mais quente desde 1968, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A maior temperatura máxima absoluta registrada para o mês era 33,3;C, em 8 de novembro daquele ano.

[SAIBAMAIS]O Inmet registrou três picos de altas temperaturas só nos primeiros 13 dias do mês. No dia 6, foi registrada a máxima de 33,7;C; no dia 9, os brasilienses amargaram um dia ensolarado com 33,8;C. Nessa quinta-feira (12/11), mais um dia de sufoco, com 34,5;C. A previsão para esta sexta-feira (13/11) é de mais um dia assim, com até 35;C.



A capital também registrou recordes de calor durante as madrugadas, desde 2008. O maior registro de temperatura mínima no DF foi em 2 de novembro de 2008. Na quarta-feira (11/11), a mínima chegou aos 22,4;C.

Extremo
O El Niño é um fenômeno climático ligado ao aquecimento do Oceano Pacífico que pode causar fortes chuvas ou seca. A previsão, segundo especialistas, é de que ele estará ativo até o início do próximo ano. Um relatório, divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que cerca de 2 milhões de pessoas serão afetadas por enchentes. Essas variações climáticas extremas estão aumentando o número de pessoas que passam fome nos países do leste da África, particularmente na Etiópia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação