Cidades

Cerca de 30 mil advogados escolhem novo presidente da OAB-DF nesta segunda

A eleição começou às 9h de hoje (16/11). Os advogados podem escolher o representante na Seccional do DF até as 17h

postado em 16/11/2015 10:45
Candidatos à presidência da OAB-DF. Juliano Costa (D), Paulo Roque (E) e Délio Lins e Silva Junior (M)
Começou hoje, às 9h, a eleição para o novo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF). Aproximadamente 30 mil profissionais estão aptos a participar do pleito, que segue até as 17h, em 10 locais de votação. Concorrem ao cargo Juliano Costa Couto, da chapa Somos Mais Ordem; Délio Lins e Silva Júnior, da Pró-Advogado; e Paulo Roque, da Ordem Independente.

Além da diretoria e dos conselheiros que dirigirão a entidade nos próximos três anos, serão escolhidos os membros da Caixa de Assistência e das Subseções. O advogado que não votar deverá apresentar justificava ou poderá ser multado (leia Para saber mais).

A escolha da mais nova autoridade máxima da Ordem no DF é o ponto final de um processo marcado por baixarias ; apesar de o trio ter gravado depoimento ;em nome da paz; na última sexta-feira. Os três disseram, durante a corrida, querer um debate de propostas, mas não foi bem assim. A campanha virou caso de polícia já em outubro, quando circulou na internet um vídeo contra o candidato Paulo Roque e trouxe legendas críticas às propostas da Ordem Independente. O episódio se tornou alvo de inquérito.

O vídeo passou longe de ser a única polêmica. Na quarta-feira da última semana, o clima tenso da corrida chegou ao ápice. Logo antes do início do debate da Universidade de Brasília (UnB), integrantes da chapa de Juliano Costa Couto ; candidato apoiado pelo atual presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha ; e da de Paulo Roque trocaram xingamentos, empurrões e até socos na Faculdade de Direito (FD).

Apesar de os ataques terem sido constantes e enfáticos, os três candidatos se eximem de culpa. ;Confio nos outros candidatos, amigos da advocacia, e acredito que, como eu, eles têm aconselhado seus companheiros a discutir ideias. Sem baixar o nível. E essa tem sido a tônica da nossa campanha;, disse Juliano.

;Fazemos uma campanha sem baixaria, sem apelação, sem ataques pessoais, enquanto as outras chapas não param de gastar dezenas de milhares de reais. Discutimos apenas propostas e projetos. Não discutimos pessoas;, afirmou Paulo Roque.

Délio alfinetou os dois concorrentes: ;Continuarei firme no caminho das ideias. Pena que algumas pessoas não pensam da mesma forma e chegam ao limite das vias de fato, um absurdo;.

Críticas
A próxima gestão terá uma série de desafios, entre eles, promover a valorização dos advogados e a união da classe. Os profissionais se sentem desprestigiados em comparação a juízes e membros do Ministério Público, por exemplo, pois não têm a carreira definida, como os servidores públicos. Outra reclamação frequente é com relação ao pagamento de honorários. Eles avaliam que o valor pago costuma ser muito baixo.

A categoria também cobra melhorias na estrutura da sede da OAB-DF, na Asa Norte, e do clube dos advogados, na Asa Sul.

Para saber mais
Confira as informações sobre o pleito:

Transporte
; A OAB-DF manterá à disposição dos advogados que votam no Plano Piloto um sistema de transporte de vans, saindo do terminal do Ginásio Nilson Nelson até o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) durante a votação.

Justificativa
; A votação é obrigatória, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade em vigor. Para não ser punido, o advogado deverá justificar a ausência por escrito, até 60 dias após as eleições, pelo e-mail justificativa@oabdf.com ou no protocolo-geral da entidade, na SEPN 516, Bloco B, Lote 7.

Locais de votação
; É preciso levar documento de identidade com foto e a carteira profissional. A consulta dos locais de votação pode ser feita com o CPF, no site www.oabdf.org.br. Veja a lista:

; Plano Piloto
Centro Internacional de Convenções do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 63, Lt. 50)

; Taguatinga
(Setor de Indústria, QI 10, Lt. 54, Taguatinga Norte)

; Gama
(Setor Norte, Q. 1, Cj. B, Casa 320)

; Sobradinho
Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro (Q. Central, Lt. 2/7, Área Especial, Bl. F)

; Ceilândia
Edifício Ceilândia Center (CNM 1, Bl. G, Salas 301 a 304)

; Samambaia
Fórum Desembargador Raimundo Macedo (QR 302, Cj.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação