postado em 16/11/2015 20:19
O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros destruiu 15 mil hectares - cada hectare equivale a um campo de futebol. O número foi atualizado no fim da tarde desta segunda-feira (16/11), quando se encerrou a operação de combate as chamas. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desmobilizaram as equipes de trabalho após a constatação de que o fogo tinha sido completamente extinto. A previsão é de que o espaço seja reaberto para visitação na quarta-feira (18/11).
Segundo a chefe do parque, Carla Guaitanele, o incêndio atingiu áreas de grande vegetação do cerrado. ;Nessa época a situação fica ainda mais crítica e vai ser difícil recuperar. Queimaram áreas sensíveis, como matas de galerias, próximas a rios, e trechos de buritis. O impacto é grande e sério;, lamentou.
Ela ressaltou, ainda, que por enquanto não há levantamento sobre a fauna. ;Não existe nada compilado oficialmente, mas os dias de incêndio, agravados com o calor, dificulta dos animais conseguirem escapar;, explicou.
O local atingido fica em Alto Paraíso, no norte de Goiás, a 244km de Brasília. A prefeitura do município chegou a decretar situação de emergência depois que a fumaça começou a se aproximar da zona urbana. O fogo não chegou a atingir moradias, mas colocou em risco inclusive o manancial de água que abastece a região.