Cidades

Mulheres negras são alvo de explosões e tiros na Esplanada dos Ministérios

Cerca de 10 mil pessoas participam do ato, que incluiu uma caminhada entre o Ginásio Nilson Nelson e o Museu da República, ao lado da Catedral de Brasília

postado em 18/11/2015 14:50

Barulhos de bombas e tiros acabaram com a Marcha das Mulheres Negras, no início da tarde desta quarta-feira (18/11), na Esplanada dos Ministérios. Cerca de 10 mil pessoas participam do ato, que incluiu uma caminhada entre o Ginásio Nilson Nelson e o Museu da República, ao lado da Catedral de Brasília.

Policial civil no dia em que foi preso por porte ilegal de arma. Ele é suspeito de ter dado quatro tiros para cima na Esplanada dos Ministérios

Um policial civil do Maranhão e outro do DF são responsáveis pelos disparos. O primeiro agente também foi preso durante manifestações de estudantes em 13 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, por estar armado.

[SAIBAMAIS]O suspeito participa do acampamento em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Informações preliminares dão conta de que o homem foi encaminhado para a 5; Delegacia de Polícia (Área Central).


Leia mais notícias em Cidades

O policial também foi detido em 13 de novembro, durante manifestação de estudantes em frente à Esplanada dos Ministérios

Um servidor público, que não quis se identificar, revelou que manifestantes de um acampamento em favor da intervenção militar lançaram rojões na Esplanada, o que causou pânico entre as manifestantes.

A reportagem do Correio estava no local quando policiais militares fizeram um cordão de isolamento em frente ao Congresso Nacional e a confusão começou no gramado. Pessoas começaram a correr e mulheres pediram calma.

Foto publicada em uma rede social da deputada Érika KokayA deputada federal Érika Kokay (PT-DF), integrante da Comissão de Direitos Humanos, estava presente no ato. Em uma rede social, ela relata os momentos de pânico na Esplanada dos Ministérios e expõe fotos de mulheres do movimento ao chão. Há ainda fotos da prisão do suspeito e de uma das balas encontradas no local.

Marcha

É a primeira vez que a marcha nacional acontece no Distrito Federal. O objetivo é reunir o máximo de organizações de mulheres negras, assim como outras entidades do movimento negro e mobilizar essas pessoas em homenagem aos ancestrais e em defesa da cidadania plena das negras brasileiras. Em 20 de novembro se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação