Cidades

Pediatras do Hospital do Guará são transferidos para outras unidades do DF

A ação pode resultar no cancelamento, permanente ou temporário, do atendimento infantil no local

postado em 23/11/2015 19:13

A ação pode resultar no cancelamento, permanente ou temporário, do atendimento infantil no local

Médicos do Hospital Regional do Guará (HRGu) reclamam de suposta decisão da Secretaria de Saúde (SES-DF) de transferir os pediatras durante uma reforma prevista para ocorrer na unidade de saúde. De acordo com eles, a ação pode resultar no cancelamento, permanente ou temporário, do atendimento infantil no local.

Diariamente, cerca de 100 crianças são recebidas no HRGu. Caso a mudança realmente aconteça, os pequenos poderão ficar sem assistência. ;Dizem que vão fazer uma reforma aqui, fechar o espaço e transferir os pediatras para o HRAn (Hospital Regional da Asa Norte) e o Hmib (Hospital Materno Infantil de Brasília);, disse o médico Cândido Carmo Cezário.

A incerteza, segundo ele, é o retorno dos funcionários. ;Não sabemos se vai haver, de fato, retorno. Uma ala do hospital será fechada com a desculpa da reforma e, enquanto isso, pacientes antigos que eu acompanho, por exemplo, ficarão prejudicados;, reclamou o pediatra.

Embora confirme os planos de reformar o HRGu, a Secretaria de Saúde afirmou que o hospital não será fechado. Em nota, informou que ;o local precisa de alguns reparos e, por isso, há possibilidade de reforma total ou parcial no prédio;.

Contudo, em caso de haver necessidade de interdição, a pasta declarou que ;será feito um plano de contingência para que as especialidades do pronto-socorro (como a pediatria) sejam transferidas para unidades de saúde próximas, com reforço de equipe profissional;.

O HRGu é o único hospital do Guará.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação