Cidades

Escola de Brazlândia terá que pagar indenização por discriminar estudante

O Colégio Modelle impediu que ele assistisse as aulas por ter comprado livros usados, ao invés dos vendidos pela instituição

postado em 25/11/2015 18:47
O Colégio Modelle terá que indenizar um aluno por discriminá-lo em R$ 3 mil. A instituição impediu que ele assistisse as aulas por ter comprado livros usados. A decisão é da 3; Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) de Brazlândia. O adolescente, que não teve o nome revelado, tinha bom desempenho escolar e ganhou bolsa de estudos na instituição. Posteriormente, foi convidado a participar, também com bolsa, do ;Projeto Jovens Concurseiros;. A escola também terá que garantir o ingresso do jovem ao projeto novamente.

Leia mais notícias em Cidades.

Ele acabou impedido de participar do curso por não ter adquirido o material didático com a instituição, e sim com colegas. Além disso, de segundo a mãe do garoto relatou à Justiça, o coordenador expôs a situação do aluno diante de colegas e teria até impedido o estudante de entrar na instituição. Representantes da escola alegaram que a taxa de acesso ao sistema que liberava o material didático fazia parte das regras de ingresso no projeto.

Na visão do juiz José Lazaro da Silva, que proferiu a sentença, mãe e filho comprovaram ;a situação constrangedora a que fora submetido o aluno pelo simples fato de possuir livros didáticos usados;. ;Assim, ao ser reclamado em sala de aula por possuir livros que não foram adquiridos na escola, como os demais, o aluno sentiu-se diminuído, discriminado, fato inclusive que não se coaduna com o próprio ambiente educacional, donde se espera urbanidade, igualdade e tolerância, principalmente em se tratando de alunos bolsistas;, concluiu o magistrado.

Com informações do TJDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação