Jornal Correio Braziliense

Cidades

Programe-se: confira o que abre e o que fecha no DF no Dia do Evangélico

As unidades de saúde atenderão apenas casos de emergência e as Delegacias de Polícia funcionarão em regime de plantão. O serviço público de transporte também sofrerá alterações

O feriado do Dia do Evangélico, 30 de novembro, será na próxima segunda-feira. Se, por um lado, ele prolongará o fim de semana, por outro, vai alterar os serviços do Governo do Distrito Federal. É importante se programar, tanto para aproveitar melhor o tempo de folga quanto para não se frustrar na hora de resolver algum problema com o tempo livre. As unidades de saúde atenderão apenas casos de emergência e as Delegacias de Polícia funcionarão em regime de plantão, por exemplo. Confira, abaixo, o que abre e o que fecha no feriado:

Leia mais notícias em Cidades.

Saúde
Funcionam somente as emergências dos hospitais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) de Ceilândia, do Núcleo Bandeirante, do Recanto das Emas, de Samambaia, de São Sebastião e de Sobradinho, abertas 24 horas por dia. As unidades de saúde da família e os centros de saúde estarão fechados.

Segurança
As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão. O expediente volta ao normal na terça-feira, 1; de dezembro.

Transporte
Durante o feriado, apenas 60% da frota estará nas ruas. As empresas que circulam na capital
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) autorizou as empresas que circulam pela capital a, se necessário, reforçar as linhas.

As bilheterias do Sistema de Bilhetagem Automática do DFTrans funcionam todos os dias, inclusive em fins de semanas e feriados. No Gama, abrem das 5 às 22 horas; em Santa Maria, das 5 às 19 horas; no Park Way, das 6 às 22 horas; e na Rodoviária do Plano Piloto, das 6 às 22 horas.

O Metrô-DF funcionará com horário especial, das 6 às 22 horas. Serão 18 trens nos horários de pico (das 6 horas às 8h45 e das 16h45 às 20h15) e 12 nos intervalos. A passagem custa R$ 4.

Bancos
As agências estarão fechadas. Terminais eletrônicos funcionarão normalmente.

Doação de sangue
A Fundação Hemocentro de Brasília não funcionará no feriado.

Postos do Na Hora

Os postos do Na Hora também não funcionarão na segunda-feira (30).

Procon-DF
Não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira no Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF).

Secretaria de Fazenda
As agências da pasta estarão fechadas. A central telefônica da secretaria, número 156, opção 3, não funcionará. Na terça, o atendimento volta ao normal, das 7 às 19 horas. Quem precisar de consultas e serviços básicos, como impressão de segunda via de boletos para o pagamento de impostos e emissão de certidões negativas, poderá acessar o site da secretaria.

Pontos turísticos
Catetinho

Km 0 da BR-040, Gama
Estará aberto no horário normal de todos os dias, das 9 às 17 horas.
Entrada gratuita
3338-8803

Jardim Botânico de Brasília
Estará fechado para manutenção.

Memorial dos Povos Indígenas

Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
Funcionará das 10 às 17 horas.
Entrada gratuita
3344-1154

Museu Nacional da República
Estará fechado para manutenção.

Museu Vivo da Memória Candanga
Funcionará em horário normal, das 9 às 17 horas.

Torre de TV
A visitação no mezanino é permitida das 9 às 20 horas e no mirante, das 9 às 19 horas durante todo o fim de semana e no feriado. A Feira da Torre funcionará das 9 às 18 horas. O Café da Torre também abrirá das 9 às 20 horas. A praça de alimentação, até as 20 horas. A fonte luminosa está temporariamente desligada por motivos técnicos.

Torre de TV Digital
Estará aberta. As visitas ao mirante ocorrem das 9 às 18 horas.

Zoológico
Abrirá normalmente no feriado, das 9 às 17 horas. Entrada: R$ 10 (quem tem até 5 anos e pessoas com deficiência e o acompanhante não pagam. Idosos com 60 ou mais, estudantes, crianças até 12 anos, professores e beneficiários de programas sociais dos governos distrital ou federal, mediante a apresentação da carteirinha, pagam meia-entrada).

Centros culturais e Cine Brasília
Casa do Cantador
Estará fechado.

Centro Cultural Três Poderes
Funciona todos os dias, das 9 às 18 horas.

Cine Brasília

Estará aberto. Veja a programação até 30 de novembro.

Com informações da Agência Brasília.