Cidades

Blog acusa 11 moradores do DF de agredir e praticar abusos contra mulheres

A página colocou nomes e fotos dos supostos estupradores. Os perfis dos homens são bastante diversos

postado em 26/11/2015 21:40
A página colocou nomes e fotos dos supostos estupradores. Os perfis dos homens são bastante diversos

Horas após serem denunciados em um site anônimo, brasilienses recorrem à polícia para tentar tirar seus nomes e fotos da página virtual. Criado durante a tarde desta quinta-feira (26/11), um blog sem identificação acusa 11 moradores do DF de agredir as namoradas e praticar abusos contra mulheres. Até agora, existem apenas duas publicações.

Para um dos acusados, de 29 anos, a situação é uma incógnita. ;Meus amigos começaram a mandar isso no começo da noite. Isso é muita sacanagem, eu tenho namorada, tenho vida, trabalho;, contou. Com a foto da página nas mãos, ele registrou um boletim de ocorrência da 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul).

Na apresentação do site, o autor diz que ;todos os dias, uma amiga conta a história de uma amiga da amiga (sic), sempre preservando a vítima;. A ideia seria, segundo ele, expor os agressores e usar a página como uma ferramenta de proteção às vítimas.

Abaixo, existe um texto justificando a criação do blog. ;A mulher não tem conhecimento do direito de cidadã, ela depende financeiramente do marido e sofre abusos diversos por viver nesta condição; , afirma. Por isso, garante, ;esta ferramenta pode ser útil para o escracho público, para a reflexão de toda a sociedade, e para que saibamos quem são/foram essas pessoas antes de nos envolvermos;.

Inicialmente, outro jovem denunciado, de 25 anos, preferiu ignorar as palavras. ;Mas, quando notei pessoas muito próximas, como primos e tios, sabendo desse assunto, não aguentei. Contei aos meus pais e resolvi recorrer à Justiça. Amanhã, vou protocolar uma denúncia no Ministério Público. Se precisar, também vou à polícia;, reclamou.

Os perfis dos homens tratados pelo autor como estupradores são bastante diversos, tanto no estilo quanto no comportamento ; a reportagem verificou as redes sociais de 10 deles e notou diferenças significativas de escola, religião etc. Mas, segundo o autor, os agressores têm características bastante singulares: ;São todos simpáticos, agradáveis. Você não espera esse tipo de atitude;.

Segundo o delegado Eduardo Freitas, plantonista da 1; DP, nesse caso, o aconselhável é procurar a polícia. ;Se estão sendo difamados, é o certo a se fazer. Podemos apurar isso e até pedir que o site seja retirado do ar;, afirmou. Ainda não há informações se os acusados pelo blog tem ficha criminal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação