Cidades

Fundação Athos Bulcão lança calendário ilustrado com trabalhos do artista

Lojas colocam à venda novas peças inspiradas na obra dele, como joias e lenços

Otávio Augusto
postado em 06/12/2015 08:15
Lojas colocam à venda novas peças inspiradas na obra dele, como joias e lenços

As obras de Athos Bulcão não se limitam aos perímetros do quadradinho, que há algumas décadas ganharam reconhecimento internacional. Considerado o último artista do movimento modernista brasileiro, ele transformou Brasília em um museu a céu aberto. Sua presença está cada vez mais presente na vida de fãs que não se contentam em apenas admirar os painéis espalhados pela capital. Ontem, a Fundação que leva seu nome lançou o Calendário Ilustrado de 2016.
A iniciativa teve financiamento coletivo, por meio do Catarse, e chegou a R$ 32.893. O projeto do calendário existe desde 1998 e apresenta 12 diferentes obras de arte a cada ano. Além de homenagear o artista, as páginas dos meses de janeiro sempre são dedicadas a obras criadas por crianças brasilienses, inspiradas em seus trabalhos. A tiragem do novo exemplar é de 6 mil unidades ; 33% maior que na última edição.

O novo calendário explora técnicas usadas por Athos que passam despercebidas frente aos venerados azulejos. Durante os doze meses do ano, o espectador poderá desfrutar de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, colagens, além de estudos e plantas de projetos. ;As pessoas têm uma relação muito íntima com a obra. Este ano (2016), a proposta é evidenciar peças do nosso acervo que o grande público não conhece;, comenta Rafaella Tamm, coordenadora de projetos da Fundação Athos Bulcão.

Parceiros

Quem colaborou com a campanha ganhou, além do calendário, acessórios inspirados na obra de Athos, como conjunto de cadernos, baralho, tag para mala, conjunto de ímã, colar de prata, kit marca página, moldura com dois azulejos da Igrejinha e kit de lápis e livro de Athos Bulcão para colorir. A publicitária Millen Baqui, 40 anos, participou do financiamento coletivo e levou para casa, no Jardim Botânico, as peças. ;Sou fã desde sempre. Com as redes sociais e o financiamento coletivo, conseguimos ampliar e propagar em múltiplas plataformas a arte de Athos, que é tão singela e tão característica da cidade;, ressaltou a brasiliense.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação