Isa Stacciarini
postado em 15/12/2015 12:26
A Polícia Civil desmontou um esquema de fraude aplicado contra aposentados do Distrito Federal e em São Paulo por uma organização criminosa. Policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) prenderam um homem no Distrito Federal e duas pessoas na capital paulista. Um deles é apontado como chefe da quadrilha em São Paulo. Seis pessoas foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento. O grupo criou uma entidade representativa da classe, denominada Associação Nacional de Apoio a Aposentados e Pensionistas de Servidores Nacionais (Asnape), na capital paulista e em Brasília, para aplicar os golpes.
Segundo o delegado-chefe da Corf, Jeferson Lisboa, o grupo conseguia dados de pessoas aposentadas e pensionistas. De posse das informações, eles enviavam cartas para as residências das vítimas se apresentando como representantes da associação criada para defender os interesses e direitos de aposentados a respeito de um suposto Plano Monetário do Brasil.
O documento informava que os aposentados tinham ganho uma ação judicial de planos financeiros ou contra a previdência. ;Os golpistas cobravam um valor diferente para cada vítima. De determinadas pessoas eles exigiam o pagamento de R$ 1,5 mil e de outras 2% do montante a receber referente a ação judicial. As pessoas iam até a associação fazer o pagamento, mas nunca recebia a gratificação;, explicou.
Lisboa esclareceu, ainda, que depois da associação tornar conhecida na capital paulista, a organização migrou para o Distrito Federal e instalou a entidade em Taguatinga Norte. ;Milhares de vítimas caíram nesse golpe em Brasília. Ainda estamos fazendo o levantamento total;, destacou.
Em Brasília policiais apreenderam uma BMW e documentos que comprovam os golpes aplicados pelo trio. Os envolvidos vão responder por organização criminosa e estelionato.