Cidades

Chuvas já causaram grandes problemas no Aeroporto de Brasília; relembre

Problemas com chuva no novo aeroporto não vão mais ocorrer, diz Inframerica

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
postado em 18/12/2015 13:09
No ano passado, temporal derrubou toldos em estacionamento do aeroporto de Brasília
A inframerica, concessionária que administra o Aeroporto Internacional JK, em Brasília, divulgou, nesta sexta-feira (18/12) que o local será transformado em um complexo turístico. No entanto, as reclamações e problemas com a estrutura do local, principalmente quando chove, ainda são frequentes. Em novembro, passageiros que estavam no Terminal 2 do Aeroporto de Brasília tomaram um susto quando placas do teto caíram no chão, após um temporal.

Leia mais notícias em Cidades

Na ocasião, funcionários do aeroporto ajudaram a limpar a sujeira e a secar o chão, mas os passageiros preferiram buscar abrigo em outra área do saguão, com receio de que mais placas caíssem. Em maio, um vazamento na tubulação também provocou a queda de parte do forro do teto da área de embarque. A ala sul dos balcões de check-in precisou ser isolada e, o atendimento, remanejado. Segundo a Inframerica, o incidente ocorreu durante uma obra na praça de alimentação, no andar de cima. Apesar do alagamento, não foram registrados atrasos em voos e logo, o problema foi reparado.

A Inframerica informou que os problemas relacionados à chuva não vão mais ocorrer com o novo projeto. Segundo a concessionária, os casos que ainda ocorrem são apenas pontuais e sempre são resolvidos de forma rápida.

Problemas frequentes
[VIDEO1]
Em outubro de 2014, um vídeo enviado por um leitor do Correio mostrou que uma área do check-in do Aeroporto de Brasília ficou alagada durante temporal. A forte chuva também destruiu os toldos do estacionamento VIP. Neste local, a diária para os motoristas custa R$ 64 - o preço na época era R$ 61. À época, a Inframerica informou que os usuários foram ressarcidos dos prejuízos.

No caso mais recente, em novembro deste ano, parte do teto desabouTambém em junho de 2014, vídeos mostraram estragos causados pela chuva. A área em frente ao desembarque doméstico ficou completamente alagada e um bueiro jorrando água sem parar. Quatro guichês da Avianca foram fechados e protegidos com lona para evitar dano aos equipamentos, como computadores e esteiras. A empresa informou que nenhuma atividade foi comprometida e que equipes de manutenção isolaram o local e secaram a área de desembarque. Na ocasião, a empresa também justificou que as áreas atingidas eram antigas e que passariam por manutenção.

Também em 2014, o transporte público para o aeroporto foi considerado o quarto pior serviço do Brasil. A pesquisa foi realizada pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), com os 15 principais aeroportos brasileiros. Em fevereiro, os passageiros realizaram um protesto pela falta de ônibus para o local.

Movimentação crescente
[SAIBAMAIS]Em três anos a movimentação de passageiros do Aeroporto de Brasília cresceu 20%. De acordo com a Inframerica, a expectativa é encerrar 2015 com um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, com aproximadamente 19,5 milhões de usuários.

Hoje, o Aeroporto de Brasília realiza 550 movimentos aéreos por dia para vários destinos nacionais e internacionais. Desde que a Inframerica assumiu, a administração as opções de voos para o exterior cresceram.

Avaliação de qualidade
Atualmente, o aeroporto de Brasília foi listado como o 9; melhor da América Latina. O site Sleeping in Airports organiza a competição todos os anos. Na avaliação, o terminal do DF é apontado por oferecer corridas de táxi um tanto quanto caras. O check-in também pode ser uma experiência caótica, mas, depois de passar pela segurança, o aeroporto é moderno e confortável. As vantagens incluem Wi-Fi grátis, várias tomadas disponíveis e boas opções de restaurantes.

Também neste ano, o local foi escolhido pelos passageiros o melhor do país durante a Operação Carnaval, de 12 a 23 de fevereiro. A unidade brasiliense concorreu com outras seis ; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Salvador (BA) e Recife (PE). Juntos, esses sete aeroportos concentraram 72% do movimento do feriado.

Porém, em 2013, o Aeroporto JK ficou entre os quatro piores terminais aéreos do Brasil. O dado foi resultado da pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. A pesquisa ouviu mais de 20 mil passageiros nos 15 aeroportos estratégicos para a Copa do Mundo de 2014. As notas mais baixas do aeroporto da capital federal foram nos itens: transporte público, preço do estacionamento, instalações do estacionamento, sensação de segurança, preço no comércio e conforto no embarque. Entre as notas mais altas, estavam cordialidade e eficiência dos funcionários. O Consórcio Inframerica, comunicou em nota que o aeroporto que com as obras, os usuários sentiriam as melhorias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação