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Bicicleta, acessórios e manutenção. Você sabe quanto custa ser ciclista?

Além dos itens obrigatórios indicados pelo Código de Trânsito Brasileiro, o usuário deve considerar os gastos com manutenção, que são baixos, principalmente para quem só pedala na área urbana

postado em 21/12/2015 07:00 / atualizado em 19/10/2020 17:31

Além dos itens obrigatórios indicados pelo Código de Trânsito Brasileiro, o usuário deve considerar os gastos com manutenção, que são baixos, principalmente para quem só pedala na área urbana

 

Há dois anos, o servidor público Anderson Paz, 29 anos, resolveu vender o carro. Ao terminar o mestrado em biologia, para ir a campo fazer suas pesquisas não precisou mais do veículo, passando a se deslocar de bicicleta. “Mesmo que você use pouco, gasta muito com o carro. É preciso fazer manutenção, pagar IPVA, DPVAT, combustível, sem falar que um carro perde 20% por ano do seu valor”. Já com a bicicleta, os gastos caíram drasticamente. Mesmo itens de maior valor, como o capacete — que pode variar de R$ 70 até mais de R$ 1mil —, são comprados apenas uma vez, caso o ciclista não se envolva em nenhum acidente com maior gravidade. “O gasto mais comum é com a manutenção. Mas, para quem anda somente dentro da cidade, o valor é baixo. Em média, a revisão custa em Sobradinho, onde fazia, entre R$ 45 e R$ 55. Hoje, eu mesmo faço”.

Comprar uma bicicleta pode ser considerado um investimento de alto valor. Afinal, algumas magrelas chegam a competir com o preço de carros populares. Porém, mesmo que os custos dos dois meios de transporte possam se equiparar, quando o assunto é conservação, não há dúvidas de que as duas rodas são mais econômicas. Ainda assim, o efeito desses gastos no orçamento de um morador do Plano Piloto é diferente daquele visto no ciclista, por exemplo, da Estrutural, uma das regiões com maior concentração de bicicletas no DF. “Gasto entre R$ 50 e R$ 60 por mês com ela. Mesmo tendo moto, faço praticamente tudo de bicicleta, porque é mais barato”, garante o pedreiro Luiz Pereira da Silva, 51 anos, que mora no local.

Desgaste
Diferentemente do que acontece em outras regiões, lá o asfalto é precário e há muita sujeira pelas ruas, o que causa um desgaste ainda maior de itens básicos como pneus, freios e marchas. “Os pneus furam sempre. São muitos buracos, sempre aparece um prego pelo chão. Troco muito a câmara de ar deles.” Os preços dependem do aro do pneu e podem variar de R$ 20 até mais de R$ 200. Para efeito comparativo, trocar as quatro rodas de um carro pode custar até mais de R$ 1 mil.

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