Cidades

Integrantes do MTST invadem prédio da Secretaria de Fazenda do DF

Por segurança, os elevadores foram desligados para evitar que os manifestantes ocupem outros andares do prédio. Servidores estão no edifício e trabalham no local

postado em 22/12/2015 14:43

Por segurança, os elevadores foram desligados para evitar que os manifestantes ocupem outros andares do prédio. Servidores estão no edifício e trabalham no local

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiram o prédio da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal no Setor Bancário Norte no início da tarde desta terça-feira (22/12). Por segurança, os elevadores foram desligados para evitar que os manifestantes ocupem outros andares do prédio. A Polícia Militar confirmou a ocorrência. Segundo um dos líderes do movimento, Eduardo Borges, 200 pessoas estão no local, mas a PM garante que são 120 manifestantes.

Eles reivindicam a inclusão de novas famílias no Cadastro Único do Governo do Distrito Federal (GDF). Borges explicou que muitas não entraram na lista. Além disso, segundo o representante do MTST, desde fevereiro algumas pessoas estão com o auxílio aluguel atrasado. Ele alega que o governo cortou o benefício de 2 mil famílias e justificou que elas não estavam ;dentro das normas;. "Cinquenta por cento das famílias estão aptas a receberem o auxílio. Pelo menos 200 tiveram o direito suspenso", disse.

Integrantes do MTST ocupam entrada do prédio da Secretaria de Fazenda do DF

Servidores estão no edifício e trabalham no local. Câmeras de segurança mostram a identificação dos integrantes do MTST no hall de entrada do edifício. Por volta das 14h45 desta terça-feira (22/12) homens do 3; Batalhão da PM se deslocavam para o endereço.

Os manifestantes não bloquearam a entrada do prédio e os servidores podem entrar e sair. Segundo o líder do protesto, a manifestação é pacífica, mas vai continuar até que haja uma definiçao pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Representantes do governo entraram em contato com a coordenação do movimento. Líderes do MTST se reuniram com integrantes do Executivo local por volta das 14h50 dentro da sede da Secretaria de Fazenda.

O subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino Ribeiro, informou que o dinheiro foi depositado na conta das famílias beneficiadas na tarde desta terça-feira (22/12). São R$ 600 por família e, de acordo com a assessoria da Casa Civil, somente 672 famílias - das 1.415 cadastradas - estão aptas a receber a quantia. Ao todo, o GDF liberou cerca de R$ 1 milhão.

Após receberem a notícia, representantes do MTST convocaram uma assembleia dentro do prédio. Eles prometem deixar o local, mas analisam a situação.

Aglomeração de integrantes do MTST no edifício

Com informações de Gabriella Bertoni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação