postado em 24/12/2015 06:37
O espírito de solidariedade que invade as casas no Natal promoveu a união de duas paixões do aposentado de 71 anos José Antônio Ataíde Silva: ajudar ao próximo e cozinhar. Há oito anos, ele se veste de Papai Noel e faz a alegria de crianças que vão aos shoppings para ver o Bom Velhinho. Além disso, cozinha em eventos sociais que ele mesmo promove para ajudar as pessoas que precisam, como os pacientes do Hospital de Hemodiálise de Valparaíso de Goiás.
[SAIBAMAIS]
Para ele, todos devem comer bem, independentemente da condição financeira. Por isso, o cardápio oferecido conta com receitas elaboradas. ;Ricos e pobres podem comer, sim, o mesmo prato. Eu procuro não discriminar ninguém. Comigo, todo mundo come bem;, garante. Como é muito tímido, Ataíde não gosta de falar das ações que promove, afirma que esse tipo de trabalho não pode ter glamour e precisa ser realizado sem esperar nada em troca.
Com a contribuição da casa maçônica da qual faz parte há 33 anos, Ataíde organizou, no mês passado, um almoço refinado para um grupo de pessoas carentes e ele próprio cozinhou. O gosto pela cozinha é tanto que ele foi o chef até mesmo do casamento da filha, além de ser o cozinheiro oficial do grupo de amigos da maçonaria.
Formado em administração, contabilidade, pedagogia e gastronomia, o Papai Noel multitarefa trabalhou a vida inteira como contador em hotéis de luxo. Foi nessa época que teve contato com refeições de alto padrão e desenvolveu o interesse pela culinária, talento que aprimorou durante um curso em Nova York.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.