Cidades

Grupo de vândalos destrói estátua de Orixá na Prainha do Lago Paranoá

Um morador de rua impediu que o estrago fosse maior. Mão de representação de oxalá foi cerrada e dois homens e uma mulher tentaram arrancar o cajado da figura

Luiz Calcagno
postado em 29/12/2015 12:18

O morador de rua amarrou a estátua para que o cajado e a mão da entidade não caíssem no chão

Representantes de religiões de matrizes africanas do Distrito Federal denunciaram mais um ataque de intolerância contra símbolos sagrados. Um grupo de três pessoas tentou arrancar o cajado da estátua de Oxalá na Praça dos Orixás, na Prainha do Lago Paranoá. O ato de vandalismo aconteceu dias antes de uma das mais importantes comemorações dos praticantes. Um morador de rua impediu que a peça fosse completamente destruída.

Segundo o coordenador do Fórum Permanente das Religiões de Matrizes Africanas de Brasília e Entorno (Foafro), o ógan Luiz Alves, os religiosos souberam do ataque nesta segunda (28/12). ;Ontem fomos à Prainha para acompanhar a montagem das estruturas para a virada. Quando chegamos, eu, o Pai Rafael e o Ogan Wilson fomos parados por moradores de rua que nos contaram a história;, contou.

Leia mais notícias sem Cidades.

[SAIBAMAIS]O morador de rua relatou à Luiz Alves que, na semana passada, um carro branco com três pessoas parou no local. Dois homens desceram do veículo, cerraram a mão da estátua da entidade e tentaram arrancar o cajado, também chamado de Opaxorô. A testemunha correu em direção ao grupo pedindo que não fizessem aquilo. ;Segundo o morador nos falou, eles correram para dentro do carro e arrancaram. Quase o atropelaram. Foi quando ele conseguiu ver a mulher;, relatou Luiz Alves.

O morador de rua amarrou a estátua para que o cajado e a mão da entidade não caíssem no chão. Após tomar conhecimento do ataque, Luiz e as outras autoridades presentes resolveram inspecionar todas as estátuas e também acharam um tijolo largado próximo à representação de Iemanjá, e uma marca nas vestes da entidade. ;Essas pessoas (os moradores de rua) nos ajudam. Eles vivem no local e acabam protegendo as estátuas. Estamos em débito com eles. A vigilância é pouca. Eles evitaram que algo pior acontecesse;, disse.

Vítimas do ódio

A proprietária do terreiro Axé Oyá Bagan, incendiado em 27 de novembro, Adna Santos de Araújo, 52 anos, mais conhecida como Mãe Baiana também comentou o ataque. ;Se uma pessoa faz um negócio desse nessa época do ano e na calada da noite, estamos certos que se tratou de mais um caso de intolerância religiosa. Nós estamos inseguros, nossos terreiros estão inseguros. A falta de respeito e a baderna são grandes. Esperamos que o governador Rodrigo Rollemberg cumpra com o compromisso de criar uma delegacia especializada em crimes contra religiões de matrizes africanas;, disse.

Mãe baiana espera o laudo da Polícia Civil que dirá se o incêndio no terreiro no Paranoá foi criminoso. ;Somos o único terreiro no Brasil que não poderá fazer nada para Iemanjá esse fim de ano. Contamos com ajuda para a reconstrução. Ainda não temos o laudo da perícia;, lamentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação