Cidades

Modelos posam sem camisa em Brasília para conscientizar sobre DSTs

O alerta para a continuidade da prevenção é uma das grandes bandeiras para a manutenção do país entre os destaques no combate ao HIV

postado em 05/01/2016 06:10

Os irmãos Lucas e Mateus Garrido, no Congresso Nacional

O Brasil é referência mundial no controle da aids, posto reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda assim, somente no Centro-Oeste, 5.296 casos da síndrome foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) entre 2007 e 2015.


O alerta para a continuidade da prevenção é uma das grandes bandeiras para a manutenção do país entre os destaques no combate ao HIV. E foi com essa intenção que a empresária Hosana Macedo idealizou o calendário Homens ; Beleza pela Saúde Sexual Masculina, que reúne modelos voluntários posando em monumentos da capital para incentivar maior conscientização dos homens em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Jefferson e Gerson Vieira, também gêmeos, em frente à Catedral


;A ideia surgiu depois que conversei com uma médica, que comentou sobre a falta de informação que as gerações mais jovens têm em relação à aids e a outras DSTs. Falta incentivo para que eles façam o teste, usem preservativo e cuidem dessa área da própria saúde;, explica. Assim, 13 modelos toparam participar do calendário, que será vendido a R$ 15. Toda a renda obtida vai ser direcionada a campanhas sobre DST/aids focadas no público masculino ; ;seja qual for a idade ou orientação sexual;, frisa Hosana.

Heron Barsou: Itamaraty


Essas campanhas ficarão a cargo da ONG Palco ;Comparsaria Primeira de Talentos, responsável por outros projetos focalizados em DSTs e financiados pelo Ministério da Saúde.

Bruno Rafael: Praça dos Três Poderes

Integração com a cidade
O modelo Bruno Rafael Carneiro, 33 anos, que estampa o mês de novembro, garante que a causa já era suficiente para que a experiência fosse importante. ;As pessoas estão acostumadas a se preocupar somente em cuidar da aparência e se esquecem dos exames que devem ser feitos para também saber se estão com a saúde em dia.; Para ele, poder colaborar usando seu trabalho como forma de alerta pode fazer com que mais homens entendam a necessidade de manter um olhar constante para a saúde.


O fotógrafo responsável pelas imagens, Sérgio Costa Vincent, já havia feito outros trabalhos voluntários. ;Fotografei espaços públicos abandonados como forma de protesto. Trabalhar com o calendário me fez colocar, novamente, minha arte em prol de uma causa.; De acordo com ele, a prevenção como forma de manter a saúde foi expressa na atitude e na beleza dos modelos. ;É uma forma de chamar os homens a um patamar de lucidez sobre o cuidado com eles mesmos. Por isso abracei a causa.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação