Breno Fortes, Isa Stacciarini
postado em 10/01/2016 11:38
Cinco homens armados e uma mulher assaltaram uma chácara no Lago Oeste, em Sobradinho, e mantiveram pelo menos seis vítimas reféns por cerca de seis horas seguidas entre 23h deste sábado (9/1) e 6h da manhã deste domingo (10/1). O crime aconteceu na rua 6 da região. Três amigos saíram de um shopping do Lago Norte e acionaram o transporte particular do aplicativo Uber. Eles seguiam para o Núcleo Rural Lago Oeste com o motorista do carro executivo quando foram rendidos por quatro criminosos que estavam em um Ford Fiesta a aproximadamente 200 metros do local.
De acordo com a Polícia Civil, o bando levou os jovens para um matagal próximo ao Condomínio RK, perto da Torre de TV Digital, ao longo da BR-020. Os criminosos colocaram dois deles no porta-malas do veículo executivo que fazia o transporte individual particular, um Citroen C4 Pallas. O motorista do Uber e uma das vítima seguiram no banco de trás junto com um dos assaltantes. Outro assumiu a direção do veículo e mais um do grupo ficou no banco do passageiro da frente.
O delegado-chefe da 35; Delegacia de Polícia (Sobradinho), Rogério Oliveira, explicou que próximo a Torre de TV Digital os criminosos indagaram as vítima o que elas faziam no Lago Oeste. Durante a ação, chegou mais uma mulher e outro homem comparsas dos quatro criminosos que já estavam na ocorrência.
Segundo Oliveira, um dos jovens, neto do dono da chácara, contou que estava indo para a residência com os amigos. "Foi então que o grupo voltou para o endereço com o intuito de assaltar a chácara. Pelo que as vítimas contaram, os criminosos agiram de forma aleatória e pareciam não conhecer a região, pois perguntavam sobre o local", esclareceu.
O bando rendeu todas as vítimas no banheiro da casa do funcionário da chácara. Ficaram presos no recinto os três jovens, o caseiro, a mulher dele e o motorista do Uber. Segundo o caseiro que trabalha na residência há 21 anos, Damião Mendonça, 54, os criminosos agiram com violência. "Eles me deram uma coronhada na cabeça e outra em um dos meninos que até sangrou. O grupo falava que só queria arma e dinheiro. O que ficou vigiando a gente dentro do banheiro parecia novo. Os outros saíram para vasculhar a casa e acharam o cofre, mas não tinha muita coisa dentro", contou. "Em 21 anos aqui, isso nunca tinha acontecido. Não fiquei com medo, porque eles falaram que não iam fazer mal para a gente", reforçou.
Na ação, os criminosos levaram cinco televisões, uma câmera GoPro, um notebook, roupas, calçados, jóias, celulares e R$ 30 mil em espécie. Eles fugiram com o carro do motorista do Uber e o veículo que utilizavam.
O delegado confirmou que dois já estão identificados, mas até a última atualização desta reportagem ninguém havia sido preso. A perícia da Polícia Civil colheu provas do crime na tarde deste domingo (10/1).