Cidades

Secretaria de Saúde do DF nomeia 1,4 mil servidores para a rede pública

Os profissionais serão lotados em emergências, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros, cirurgias oncológicas e reabertura de leitos de unidades de terapia intensiva

Otávio Augusto
postado em 14/01/2016 17:18
A Secretaria de Saúde nomeou nesta quinta-feira (14/1) 1,4 mil servidores efetivos para a rede pública. A medida do Executivo local é para atenuar a crise nos hospitais da capital federal. Os profissionais vão ser lotados nas emergências, unidades de pronto atendimento (UPAs), prontos-socorros, cirurgias oncológicas e reabertura de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) por falta de técnicos, adiantou ao Correio o secretário de Saúde, Fábio Gondim.

Leia mais notícias em Cidades.

A medida veio após o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) se queixar do deficit de mais de mil pessoas no quadro. São 591 médicos, 696 técnicos em saúde, 28 auxiliares em saúde, 93 enfermeiros, 5 cirurgiões-dentistas e 42 especialistas em saúde. ;A população deve sentir melhorias no serviço prestado pela secretaria com essas nomeações", disse Gondim.

A especialidade mais critica é a pediatria. Em 29 dezembro, a pasta convocou 63 pediatras. O prazo para a apresentação dos documentos para a posse vai até 28 de janeiro, por isso não ainda não é possível saber a quantidade de absenteísmo.

Os convocados têm 30 dias para entregar a documentação. Depois de tomar posse, os profissionais têm cinco dias para entrar em exercício. "Estamos trabalhando diariamente para melhorar a qualidade da Saúde de Brasília e esperamos chamar mais profissionais ainda neste semestre;, adiantou o titular da pasta, sem divulgar expectativa de números.

Cerca de 875 profissionais vão substituir contratos temporários de julho de 2015 a fevereiro de 2016 e vacâncias decorrentes de exonerações e aposentadorias. Os outros 580 complementam o quantitativo previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação