postado em 14/01/2016 20:44
Em meio à crise financeira vivida pelo Governo do Distrito Federal, a tradicional Corrida de Reis em Brasília, que abre o calendário esportivo da cidade, chegou a ser incerteza neste 2016, a exemplo do que já ocorreu no ano passado. E mais uma vez foi necessária a busca por patrocinadores a fim de bancar os custos do evento, que, neste ano, estão orçados em R$ 430 mil. Um grupo de apoiadores prometeu bancar R$ 353 mil desse valor, restando ao governo menos de 20%.Gratuita, a competição tem as inscrições abertas a partir de hoje, pela internet, e, apesar de se chamar Corrida de Reis, está programada para o último dia de janeiro. ;Se não tivéssemos conseguido o apoio generoso dos nossos parceiros, a corrida não poderia acontecer;, destacou a secretária-adjunta de Esporte e Lazer, Leila Barros. ;Estamos entrando com 17% do valor do evento. O resto vem da iniciativa privada;, fez questão de ressaltar. A Secretaria será responsável pela estrutura da Corrida de Reis: grades, palco de premiações, banheiros químicos etc.
Como não custa nada para participar, há um limite de competidores. São oito mil vagas no total e dois percursos: um de 6km, outro de 10km. Os corredores de ambas as provas largam juntos, às 9h, em frente ao Estádio Mané Garrincha. Além das medalhas que ganharão todos os participantes que completarem a corrida, os cinco primeiros colocados masculinos e femininos também receberão um troféu. Há ainda a categoria adaptada, para deficientes físicos, em que são esperados aproximadamente 200 atletas.
As inscrições serão divididas em dois lotes. No primeiro lote ; que abre hoje no site oficial da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer ; serão disponibilizadas 4 mil vagas. O segundo lote com as outras 4 mil vagas começa dia 20, também às 9h. De acordo com o coordenador técnico do evento, Francisco Xavier, a demanda por inscrições é sempre muito grande. ;No ano passado, as vagas esgotaram em meia hora;, lembra.
Os kits com camiseta, número de identificação do corredor, chip eletrônico ; que cronometra o tempo e colocação ; e instruções da competição serão entregues em 28 e 29 de janeiro, das 10h às 20h, no Ginásio Nilson Nelson.
Crianças
A novidade deste ano será a Corrida de Reis Mirim, para crianças de 5 a 12 anos, marcada para o próximo dia 23. Os pequenos participantes serão divididos por idade em 50 baterias e o campeão de cada bateria ganhará uma bicicleta. São mil vagas para a corrida infantil e as inscrições começam dia 19, às 9h.
;No ano passado, muitos dos pais que participaram da corrida tradicional pediram uma corrida para os filhos se divertirem também. Agora, conseguimos colocar a ideia em prática;, destacou Leila Barros. Os participantes deverão percorrer um trajeto de 300m no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. ;Montaremos uma pequena pista de atletismo;, explicou Francisco Xavier.
Serviço
46; Corrida de Reis de Brasília
Dia: 31/01
Largada: 9h, em frente ao Estádio Mané Garrincha
Inscrições: Gratuitas. Primeiro lote começa hoje, a partir das 9h. Segundo lote abre em 20/01, a partir às 9h.
Entrega dos kits: 28/01 e 29/01, das 10h às 20h, no Ginásio Nilson Nelson
Corrida de Reis Mirim
Dia: 23/01
Largada: 9h, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson
Incrições: Gratuitas. Começam em 19/01, a partir das 9h
Entrega dos kits: No dia da prova, no Ginásio Nilson Nelson