Cidades

Suvaco da Asa será animado por três atrações musicais

Em seu décimo ano, bloco de frevo será realizado no sábado (23), com nova estrutura e maior número de atrações

postado em 20/01/2016 11:01

Suvaco da Asa estreará novo circuito, na Funarte, no Eixo Monumental

Em seu décimo primeiro desfile, Troça Carnavalesca Mista (TCM) Suvaco da Asa estreará novo circuito, na Funarte, no Eixo Monumental. A área foi escolhida por ser mais ampla, ter maior oferta de estacionamento e causar menos impacto ambiental e sonoro nas zonas residenciais do Distrito Federal, por meio de acordo com o Ministério Público. A folia pernambucana começará às 10h do próximo sábado (23 de janeiro) e está prevista para se estender até 22h.

Outra novidade é o percurso, 300 metros mais longo do que o anterior. Após se concentrar no gramado da Funarte, o bloco fará um trajeto de 2,3 quilômetros pelo asfalto do Eixo Monumental, passando pelas proximidades do Estádio Nacional Mané Garrincha, do Parque da Cidade e da Torre de TV, até retornar ao ponto de partida. A programação do Suvaco não se encerra após o desfile. Ao transferir a festa para uma área não residencial, a troça carnavalesca poderá estender a folia. Este ano, após o tradicional giro da Orquestra Popular Marafreboi, bandas brasilienses se apresentarão em um palco, montado na concentração do Suvaco.


A folia pernambucana começará às 10h do próximo sábado (23/2)
A partir das 10h, o Suvaquinho abrirá a festa, com apresentações musicais, brinquedos infláveis, pintura de rosto e atividades recreativas. O bloco percussivo Patubatê fará uma oficina de instrumentos musicais a partir de material reciclável com a criançada presente. Realizada na escola Vivendo e Aprendendo, a oficina Vivendo e Batucando, que dissemina os princípios do maracatu, também fará uma participação na ala infantil do bloco. Novidade do Carnaval do ano passado, a Orquestra Camaleônica do Calango Careta mostrará sua performance para garotada, com direito a uma visita do mascote do bloco. Diversos bloquinhos da cidade entrarão na folia matinal.

Às 13h, terá início a concentração para o desfile, comandado pela Orquestra Popular Marafreboi, orquestra brasiliense de frevo, maracatu e ritmos regionais, que acompanha o bloco desde 2010. Em seguida, diversas atrações se sucederão no palco: Marafreboi, Martinha do Coco e Emília Monteiro completam a maratona suvaqueira deste ano.

Conheça os artistas que se apresentarão no Suvaco da Asa 2016:

Marafreboi
Formada por 17 músicos e cinco bailarinos, a orquestra, que tem no sopro a sua base, é o principal projeto, do Centro Oeste, a resgatar as matrizes musicais da cultura popular. Liderado pelo mastro Fabiano, o grupo já rodou capitais brasileiras para mostrar suas interpretações de frevos, maracatus, sambas, cirandas, xaxados, carimbós, catiras e diversos ritmos.

Emília Monteiro
Amapaense de nascença, a cantora criada em Brasília resgata os ritmos amazônicos tradicionais em seu estado e mistura a uma sonoridade paraense. Ela já dividiu palco com grandes nomes da música paraense, como Dona Onete e Lia Sophia e seu disco, Cheia de Graça, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2014 e elogiado por blogs especializados.

Matinha do Coco
Criada em Recife, perto de D.Selma do Coco e Lia de Itamaracá, Martinha ajudou a disseminar a tradição deste gênero musical nordestino no Distrito Federal. Cantora e compositora formada nas ruas e feiras do Distrito Federal, ela sempre buscou inspiração em fatos do seu cotidiano. Considerada Mestre de Cultura, a pernambucana mantém uma troca fértil com outros artistas de cultura popular, mas não tem medo de se aventurar e estabelecer parceria com representantes de diferentes gerações e gêneros musicais.


Programe-se


Suvaco da Asa 2016

Dia: Sábado, 23 de janeiro de 2016

Local: Funarte, Eixo Monumental

10h às 13h - Suvaquinho da Asa (bloco infantil com atrações musicais e lúdicas)

14h - Desfile do bloco com a Orquestra Popular Marafreboi

17h às 22h ; Apresentações de bandas no palco do Suvaco da Asa

Classificação Indicativa: livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação