A capital recebe pela primeira vez uma competição de startups, a Maratona Ignition, que ocorre em 19, 20 e 21 de fevereiro e vai selecionar uma ideia vencedora para sair do papel e ganhar investimento. Ao todo, serão R$ 15 mil em dinheiro, produtos e serviços da Acelere.me, empresa que potencializa negócios. A idealizadora da maratona, Juliana Guimarães, afirmou que a empresa visa fomentar o ambiente empreendedor regional e que, por isso, os projetos apresentados devem impactar de fato na sociedade, principalmente na população de baixa renda do DF. ;Precisamos fomentar a criação de pequenas e médias empresas de vanguarda e ajudar aqueles que têm bons projetos a transformá-los em negócios que são sustentáveis, que devolvem valor, geram empregos e movimentam a economia do país;, aponta.
Dez projetos serão selecionados entre os inscritos. O evento será feito de forma imersiva e os selecionados passarão 48 horas ininterruptas em um intensivo de aceleração de negócios. A partir da 0h do dia 19, ficarão ;confinados; no Pavilhão - sede da Acelere.me - onde terão contato com mentores e capacitações focados no desenvolvimento da ideia, com conteúdo jurídico, financeiro, comercial e de comunicação . Ao final, devem apresentar um modelo e plano de negócios, proposição de valor e um protótipo do produto ou serviço desenvolvido.
;Com o prêmio, o vencedor poderá custear consultorias empresariais, apoio jurídico, de marketing, contábil, ou seja, ele terá a sua disposição todos os recursos necessários para viabilizar o projeto;, explica Juliana Guimarães. O valor do prêmio foi arrecadado com crowdfunding. Além disso, o projeto vencedor da maratona também ganhará 12 semanas de mentoria da Acelere.me e, durante esse tempo, poderá usar o espaço de coworking da empresa.
Inscrições
As inscrições custam R$ 50 por projeto e podem ser feitas no site http://www.acelere.me/maratonaignition/ até o dia 31 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 15 de fevereiro. As equipes devem ter até 5 integrantes. Para o projeto ser considerado, deve ter ao menos uma das seguintes características:
Impacto na baixa renda: atende ou impacta as necessidades e características da população de baixa renda do Distrito Federal;
Intencionalidade: a missão explícita é causar impacto social, sendo empreendedores éticos e responsáveis;
Escalabilidade: sua ideia pode ser ampliada por meio da expansão do negócio; de sua replicação em outras regiões;
Rentabilidade: possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios; e
Foco no social:; seu produto, serviço, projeto ou iniciativa gera diretamente impacto e desenvolvimento na sociedade.