Cidades

Presidente e conselheiro do Tribunal de Contas recebem ameaça de morte

Motivo seria o processo que investiga fraudes no recebimento de indenização a policiais militares e bombeiros

Amanda Carvalho - Especial para o Correio
postado em 21/01/2016 09:10
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Renato Rainha, e o Conselheiro Manoel de Andrade receberam uma carta anônima com ameaça de morte. O motivo, segundo eles, é o processo que investiga fraudes no recebimento da chamada Indenização de Transporte por integrantes da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Leia mais notícias em Cidades

Segundo informações do próprio TCDF, na carta enviada ao TCDF, "o remetente anônimo diz que já há militares prontos para matar os integrantes do Tribunal." A carta ainda diz que não "é uma ameaça, mas realidade."

A indenização de transporte foi estendida para a Polícia Militar do DF e para o Corpo de Bombeiros entre 1995 e 2002. A ajuda de custo era concedida aos militares que, de acordo com o Tribunal de Contas, no momento da passagem para inatividade (reserva), optassem pela mudança de domicílio para outras cidades fora do DF. Em 2002, uma auditoria do TCDF detectou que vários militares receberam indevidamente o valor correspondente a essa indenização, já que não foi comprovada a mudança de domicílio. Com essa investigação, então, o TCDF determinou a instauração de centenas de Tomadas de Contas Especiais para a apuração dos prejuízos e o ressarcimento do dinheiro recebido irregularmente por, aproximadamente, 350 militares da PMDF e 500 do CBMDF.
Como grande parte dos militares não comprovou a utilização regular da indenização, o TCDF está exigindo a devolução do valor corrigido monetariamente. Em alguns casos, o valor passa de R$ 200 mil.

Leia a carta na íntegra:

Renato Rainha,
Vc e o Manoelzinho estão mandando descontar indevidamente dos PMs e BMs a indenização [SIC] de transporte de 20 anos ou mais. Vou lhe dar um aviso. Sou da inteligência da PM e já te [SIC] como certos militares já prontos para mata [SIC] vc e Manoelsinho [SIC]. Se ate [SIC] desembro [SIC] vcs não resolverem a situação vocês irão pro inferno. Quero ver vc e ele com uma 12 nas suas caras e quero ver vocês cagarem de medo. Não e [SIC] ameaça. E [SIC] uma realidade. Vocês vão morrer
Vocês não verão o Natal deste ano.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação