Cidades

CCBB recebe exposição de esculturas "geneticamente modificadas"

Escultora australiana Patricia Piccini desperta asco e afeto com seu trabalho. Brasilienses poderão visitar a mostra até 4 de abril

postado em 21/01/2016 14:44
Para comemorar a abertura da mostra, um balão de uma das esculturas sobrevoará Brasília às 16h
O brasiliense tem a chance, a partir desta quinta-feira (21/1) de contemplar as esculturas ;geneticamente modificadas; da australiana Patricia Piccini. Batizada de ComCiência, a exposição, ao mesmo tempo hiper-realista e surrealista, ocupa o Centro Cultural do Banco do Brasil de 9h às 21h, e ficará no local até 4 de abril. No trabalho da escultora, seres humanos se misturam com animais em poses do cotidiano para gerar estranhamento, empatia e dúvida nos visitantes. Para comemorar a abertura da mostra, um balão de uma das esculturas sobrevoará Brasília às 16h. "Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona", destaca a artista.

Leia mais notícias em Cidades.

Parte do trabalho se inspira no questionamento sobre os limites éticos da genética, por exemplo. E o diferente busca trazer ao espectador essa reflexão e também outras, como a imposição de padrões de beleza, o racismo e a xenofobia. "Sou interessada em descobrir o sentido do que é ser humano no âmbito da engenharia genética e da biotecnologia, e como essas tecnologias influenciam a maneira como nos relacionamos com o mundo. O mundo que crio existe em algum lugar entre o que conhecemos e o que está quase sobre nós, a imaginação, ou o futuro", explica Patrícia.

Programação

ComCiência - Patricia Piccinini
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, SCES, Trecho 2, lote 22, Brasília
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
De 21 de janeiro a 04 de abril
No dia 23 a artista Patrícia Piccinini realiza palestra aberta ao público às 19:30 h no Teatro I (senhas distribuídas na hora do evento); e exposição do balão criado pela artista nos jardins do CCBB.
Com informações do CCBB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação